Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre o câncer de esôfago, podemos afirmar, EXCETO:

A
A técnica de Mckeown consiste em esofagectomia subtotal através de toracotomia direita e laparotomia para ressecção de parte do estômago com reconstrução feita no tórax no nível da veia ázigos.
B
Uma paliação não operatória deve ser preferida mesmo quando a irressecabilidade é detectada durante a exploração cirúrgica, devido à alta taxa de mortalidade associada com by-pass cirúrgico paliativo.
C
A acurácia do ultrassom endoscópico para determinar a ressecabilidade é maior nos adenocarcinomas do que nos carcinomas de células escamosas.
D
Até o momento, estudos têm mostrado resultados semelhantes quanto à sobrevida entre a ressecção laparoscópica trans-hiatal e a técnica convencional.
O helicobacter pylori é um bastonete gram-negativo que se adaptou à mucosa gástrica. Reconhecidamente a infecção crônica por ele está associada às seguintes patologias, exceto:
J.F.S., paciente do sexo masculino, com 40 anos de idade, casado, desempregado, residente no bairro de Nova Descoberta (Recife – PE), consome bebida alcoólica de forma abusiva. Foi diagnosticado como um caso novo de tuberculose pulmonar. Quando estava no final do 3º mês com o Esquema I (2RHZ/4RH), abandonou o tratamento e só retornou ao Serviço de Saúde após 6 meses. O médico que o atendeu deve indicar um novo esquema de tratamento para tuberculose, recomendado pelo Ministério da Saúde, que, além de rifampicina, isoniazida e pirazinamida, inclua:
Mulher de 82 anos, analfabeta, é atendida no ambulatório e é realizada uma Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), com os seguintes resultados: De acordo com a AGA, os riscos à paciente são
Paciente com atraso menstrual de 5 semanas, com sangramento genital discreto e dor leve em fossa ilíaca direita. Procurou pronto-socorro onde realizou beta-hCG confirmando gravidez (800 mUI/ml). A ultrassonografia demonstrava cavidade uterina vazia e ausência de massa anexiais. Qual a conduta?
Compartilhar