Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre o câncer gástrico precoce, NÃO é correto:

A
Pode apresentar metástase.
B
Pode invadir a camada muscular.
C
Corresponde a 30% dos cânceres gástricos do Japão.
D
Pode ser curado a partir da ressecção endoscópica.
E
Pode acometer grande extensão da mucosa do órgão.
Adolescente com queixa de tosse, apresentando ao exame físico linfonodomegalia cervical e esplenomegalia. Peso = 50 kg; FC = 80 bpm; FR = 20 mpm; t = 36.5ºC. Refere perda de peso de 3 kg nos últimos 6 meses. A biópsia de linfonodo diagnosticou linfoma de Hodgkin, celularidade mista. TAC de tórax apresenta massa no mediastino. TAC de abdome demonstra esplenomegalia. O estadiamento clínico desse caso é:
Segundo as recomendações do Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, a vacina Tríplice Viral deve ser aplicada, pela primeira vez, aos 12 meses de idade. O tipo de vacina utilizado e o critério para escolha desta idade são, respectivamente:
Qual das alternativas contém apenas vasculites associadas ao anticorpo anticitoplasma do neutrófilo (ANCA)?
Sobre as poliposes e os tumores do cólon é correto afirmar: I - a síndrome de Peutz-Jeghers acomete o intestino delgado, sendo provocada por pólipos adenomatosos com alto potencial de malignização. II - doenças como a retocolite ulcerativa e o megacólon são fatores de risco para o carcinoma coloretal. III - a polipose familiar é formada por adenomas com alto potencial maligno. IV - As síndromes de Gardner e de Turcot são formadas por hamartomas sem potencial de malignidade.
Compartilhar