Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Sobre o carcinoma papilífero da tireoide, marque o item INCORRETO.

A
É a mais comum das neoplasias da tireoide e pode estar relacionada à radiação local prévia.
B
Em geral apresentam um excelente prognóstico quando classificados como de baixo risco.
C
O encontro de grumos de células calcificadas provenientes de projeções celulares descamadas chamadas corpos psamomatosos é diagnóstico de carcinoma papilífero.
D
As metástases ocorrem mais frequentemente por via hematogênica.
E
Comumente apresentam-se como uma massa indolor cervical.
Homem, 32 anos, em bom estado geral, apresenta obstrução da via biliar, para a qual é solicitada CPER. Quais bactérias devem ser profilaticamente cobertas e qual o antibiótico de escolha?
Homem, 68 anos, com insuficiência cardíaca compensada e DPOC, apresenta quadro abdominal agudo compatível com síndrome perfurativa. Na cirurgia, é encontrada peritonite fecal difusa secundária à diverticulite aguda de sigmoide. Em relação ao uso de antibióticos, são feitas as seguintes assertivas. I. É imprescindível a coleta de secreção peritonial para orientar a terapêutica medicamentosa. II. A flora a ser coberta pelos antibióticos é a aeróbia gram-negativa e anaeróbia. III. A utilização de aminoglicosídeos é a melhor opção terapêutica para cobrir a flora gram-negativa. Qual é a alternativa correta?
São fatores que inibem a cicatrização, exceto:
Paciente vítima de agressão com hematomas e escoriações no abdome. Qual dos seguintes achados indicaria a necessidade absoluta de laparotomia de emergência:
Compartilhar