Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Sobre o carcinoma papilífero da tireoide, marque o item INCORRETO.

A
É a mais comum das neoplasias da tireoide e pode estar relacionada à radiação local prévia.
B
Em geral apresentam um excelente prognóstico quando classificados como de baixo risco.
C
O encontro de grumos de células calcificadas provenientes de projeções celulares descamadas chamadas corpos psamomatosos é diagnóstico de carcinoma papilífero.
D
As metástases ocorrem mais frequentemente por via hematogênica.
E
Comumente apresentam-se como uma massa indolor cervical.
Juliana, 22 anos, solteira, procurou seu médico de família com o exame HCG positivo no dia 10 de outubro de 2008. Relatou que a data de sua última menstruação foi em 25/7/2008. Juliana é mãe de Davi, fruto de um relacionamento passado com Pedro. Vive com sua mãe (Dona Dora), seu pai (Sr. Francisco Eugênio) e três irmãs mais jovens solteiras. Estudou até a sétima série, tendo abandonado os estudos para trabalhar em “casa de família”. Relata que a vida em casa está difícil, pois Sr. Francisco é etilista pesado e, apesar de haver períodos raros em que a dinâmica familiar é satisfatória e competente, aqueles disfuncionais e insatisfatórios tendem a prevalecer. Qual a data provável do parto de Juliana?
Em relação à profilaxia do tétano em ferimentos cutâneos, marque a alternativa CORRETA:
Paciente de 10 anos de idade é trazido pela mãe com queixa de sangramento nasal ativo de pequena intensidade há 5 minutos, sem repercussão hemodinâmica. Nega episódio anterior. Qual a primeira conduta a ser tomada?
Sobre envenenamentos agudos, marque a alternativa INCORRETA:
Compartilhar