Questões na prática

Psiquiatria

Psiquiatria

Sobre o delirium, que pode ocorrer em até 80% dos pacientes em ventilação mecânica, é correto afirmar:

A
As características básicas para diagnóstico do delirium são a flutuação aguda do nível de consciência e a desatenção.
B
O delirium não está associado ao aumento da mortalidade, apenas a um maior tempo de internamento na UTI.
C
O delirium manifesta-se de forma lenta, frequentemente não é reconhecido e normalmente termina tão logo a sua causa é resolvida.
D
A maioria dos pacientes manifesta um delirium hiperativo, caracterizado por agitação psicomotora.
E
O tratamento do delirium deve ser feito com drogas antipsicóticas. A associação com benzodiazepínicos está contraindicada.
R.S.P, sexo feminino, 38 anos de idade, casada, 3 filhos, trabalha atualmente como atendente/vendedora em uma joalheria no centro da cidade, anteriormente, por 8 anos trabalhou como bancária. Refere ter presenciado mais de 3 assaltos nos últimos quatro anos. No último assalto, há três meses, foi ameaçada de morte com arma de fogo pelos assaltantes. Após o último episódio, refere que recorda os episódios que foi assaltada persistentemente, sonha que está no trabalho sendo assaltada. Atualmente, tem receio de retornar ao trabalho. Queixa ainda: insônia, irritabilidade e falta de atenção. Assinale a hipótese diagnóstica para este caso.
Uma hérnia contendo um divertículo de Meckel é denominada:
Um lactente de 4 meses foi atendido no ambulatório de pediatria e após ser examinado foi diagnosticado hérnia inguinal. Com relação a esta patologia, todas afirmativas estão corretas, exceto:
A síndrome de angústia respiratória aguda (SARA) é causada por lesão pulmonar difusa a partir de muitos distúrbios clínicos e cirúrgicos subjacentes. A SARA é definida por:
Compartilhar