Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Sobre o diagnóstico da asma, assinale a alternativa INCORRETA:

A
A espirometria confirma a obstrução do fluxo de ar, com VEF1 e peak flow diminuídos.
B
A radiografia de tórax é geralmente normal.
C
O exame físico costuma ser normal entre as crises de asma.
D
Os níveis de IgE costumam estar elevados.
E
Assim como na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) a obstrução das vias aéreas é irreversível na asma.
Menina 6 anos foi atendida com quadro de febre, dispneia, e sopro cardíaco. A radiografia de tórax apresentava cardiomegalia e sinais de edema agudo de pulmão. Há 18 dias teve escarlatina. O quadro atual pode corresponder à:
Uma mulher de 30 anos, com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, interna-se com queixas de edema ascendente de membros inferiores e aumento de volume abdominal. A pressão arterial é normal. Testes de função renal são normais. A albumina sérica é de 2,5 g/dl e a excreção urinária de proteínas de 3,2 g/dia. Qual é o procedimento mais indicado para o diagnóstico?
A tosse representa um mecanismo de defesa importante na remoção de secreções excessivas e de corpos estranhos das vias aéreas. Apresenta-se como um dos sintomas mais comuns entre aqueles que levam pacientes a buscar atendimento médico. Com relação à tosse crônica, assinale a alternativa CORRETA:
Considere as assertivas abaixo. I. Contagem de CD4, isoladamente, nunca define necessidade de tratamento com antiretrovirais. II. Candidíase oral em paciente HIV+ é marcador de imunosupressão severa e indica necessidade de tratamento com antiretrovirais. III. Tuberculose ganglionar é a apresentação extra-pulmonar mais frequente da tuberculose, e é a doença definidora da AIDS em pacientes HIV+. IV. Em pacientes HIV+ com meningite criptocócica, um LCR com baixa contagem de leucócitos prediz mau prognóstico. V. Hemiparesia de instação lenta em pacientes em HIV+ sugere de toxoplasmose cerebral. Escolha a opção correta:
Compartilhar