Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Sobre o FAST – Focused Assessment Sonography in Trauma – ou avaliação ultrassonográfica direcionada para o trauma, podemos afirmar, EXCETO:

A
A obesidade e o enfisema subcutâneo diminuem sua acurácia.
B
Deve-se avaliar especificamente o saco pericárdico, espaço hepatorrenal, esplenorrenal e fundo de saco de Douglas.
C
Com profissionais experientes, a sensibilidade na detecção de líquido intra-abdominal é comparável a do Lavado Peritoneal Diagnóstico.
D
Deve-se realizar uma segunda série de imagens nos pacientes que persistirem com sinais de hipotensão.
Em relação à cicatrização está correto:
Avalia-se o risco de infecção do sítio cirúrgico de forma mais eficiente quando se utiliza:
Paciente de 70 anos, sexo feminino, procura atendimento por sangramento gengival após extração dentária. Refere que, pela segunda vez em dois meses, apresentou o referido fato apesar de compressas geladas e aplicação com compressão do local por até 4 horas. Não faz uso de quaisquer medicamentos. Realizou alguns exames que evidenciaram: tempo de protrombina normal, tempo de tromboplastina parcial ativada = 50s (normal de 20 a 35s), hemograma normal. Eletrólitos e provas de função hepática, tireoidiana e renal estavam normais. Com base nestes dados, qual o diagnóstico, entre os abaixo, mais provável para esta paciente?
Em um paciente ictérico, indique um exame de triagem que tem alta sensibilidade e resultado rápido para a diferenciação entre cálculo biliar, tumor de cabeça de pâncreas e hepatite.
Compartilhar