Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Sobre o FAST – Focused Assessment Sonography in Trauma – ou avaliação ultrassonográfica direcionada para o trauma, podemos afirmar, EXCETO:

A
A obesidade e o enfisema subcutâneo diminuem sua acurácia.
B
Deve-se avaliar especificamente o saco pericárdico, espaço hepatorrenal, esplenorrenal e fundo de saco de Douglas.
C
Com profissionais experientes, a sensibilidade na detecção de líquido intra-abdominal é comparável a do Lavado Peritoneal Diagnóstico.
D
Deve-se realizar uma segunda série de imagens nos pacientes que persistirem com sinais de hipotensão.
Recém-nascido com 6h de vida, mãe diabética, nascido de parto cesáreo, a termo, foi entubado e ventilado com pressão positiva em sala de parto. Apresenta crise convulsiva, sendo realizada avaliação da glicemia, igual a 50 mg/dl. Qual a causa mais provável da crise convulsiva apresentada?
Criança nascida a termo, com 10 semanas de vida, apresenta hemoglobina de 9,2 g/dl e VCM de 92 fl. A causa mais provável é:
Analise as afirmações abaixo sobre Insuficiência Cardíaca. I - Embora o eletrocardiograma (ECG) seja um exame bastante acessível e faça parte da investigação de pacientes com insuficiência cardíaca, ele não auxilia na identificação etiológica dessa enfermidade. II - A radiografia de tórax é empregada tanto no diagnóstico inicial, como na identificação de descompensações clínicas da insuficiência cardíaca. III - A ecocardiografia é o exame de escolha na avaliação morfofuncional de pacientes com insuficiência cardíaca. Qual a alternativa correta?
Considere as afirmações abaixo sobre as Diretrizes do Pacto pela Saúde 2006 firmado entre os gestores do SUS, em suas três dimensões: pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. I - Os estados/regiões/municípios devem pactuar as ações necessárias para o alcance das metas e dos objetivos propostos, sendo seis as prioridades pactuadas: saúde do idoso, controle do câncer do colo do útero e da mama, redução da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza, promoção da saúde e fortalecimento da atenção básica. II - A meta para a eliminação da hanseníase é a de 20 casos por 10.000 habitantes em todos os municípios prioritários, ou seja, o patamar de eliminação utilizado para problema de saúde pública. III - O Bloco Financeiro da Atenção Básica do SUS é dividido em dois componentes: Piso da Atenção Básica e Piso da Atenção Básica Variável. Este é composto pelo financiamento de algumas estratégias específicas e a utilização desses recursos deve estar definida no Plano Municipal de Saúde. Qual a alternativa correta?
Compartilhar