Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Sobre o FAST – Focused Assessment Sonography in Trauma – ou avaliação ultrassonográfica direcionada para o trauma, podemos afirmar, EXCETO:

A
A obesidade e o enfisema subcutâneo diminuem sua acurácia.
B
Deve-se avaliar especificamente o saco pericárdico, espaço hepatorrenal, esplenorrenal e fundo de saco de Douglas.
C
Com profissionais experientes, a sensibilidade na detecção de líquido intra-abdominal é comparável a do Lavado Peritoneal Diagnóstico.
D
Deve-se realizar uma segunda série de imagens nos pacientes que persistirem com sinais de hipotensão.
A Campanha Choosing Wisely é uma iniciativa da American Board of Internal Medicine (ABIM), que reúne recomendações baseadas em evidências de diversas especialidades com o objetivo de ajudar médicos e pacientes na tomada de decisão em várias situações clínicas. Alguns princípios norteadores da boa prática em Geriatria foram publicados nessa campanha pela Sociedade Americana de Geriatria, como:
A hérnia da parede abdominal cujo conteúdo é um divertículo de Meckel é a hérnia de:
Considere que um paciente com dor na fossa ilíaca direita há 12 horas, associada a febre e vômitos, tenha o diagnóstico clínico de apendicite e deva ser submetido a tratamento cirúrgico. Diante desse quadro clínico, julgue o próximo item. O apêndice normal mede, em geral, 20 cm.
Homem de 65 anos foi internado para avaliação de disfagia progressiva. A endoscopia digestiva revelou lesão vegetante no terço médio do esôfago, e o exame anatomopatológico da lesão, carcinoma epidermoide de esôfago. Exames de imagem e de medicina nuclear não mostraram metástases à distância. A dosagem de cálcio sérico foi de 12mg/dl (VR: 8,4 - 10,5 mg/dl). Qual a causa mais provável para a alteração deste resultado laboratorial?
Compartilhar