Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre o rastreamento do câncer colorretal, considere as assertivas abaixo: I - O diagnóstico de pólipo benigno à sigmoidoscopia indica que se deve realizar avaliação do cólon por inteiro por meio de colonoscopia. II - O exame de sangue oculto nas fezes feito em amostras reidratadas apresenta taxas de falsa positividade suficientes para tornar sem utilidade o teste. III - O tipo histológico de um adenoma encontrado à colonoscopia de rastreamento determina o intervalo para a realização do próximo exame. Quais são corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
A vigilância em saúde é um conceito que incorpora a atuação de três “vigilâncias” distintas que se confundem em sua atuação: a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária e a vigilância ambiental. Selecione a alternativa que tem aspectos associados a cada uma destas vigilâncias, respectivamente:
A febre reumática é uma doença inflamatória desencadeada a partir de infecções causadas pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A em indivíduos geneticamente predispostos. Os critérios de Jones (manifestações maiores e menores) foram criados para aumentar a especificidade do diagnóstico desta patologia, que é eminentemente clínico. Assinale a alternativa que contenha somente as manifestações maiores:
Em relação às doenças inflamatórias intestinais, é incorreto afirmar que:
Quanto ao traumatismo de coluna, é INCORRETO afirmar que:
Compartilhar