Sobre o sangramento dos tumores colorretais, pode-se afirmar que:
A
neoplasias do cólon direito são menos propensas a sangramento que as do cólon esquerdo.
B
carcinomas do cólon esquerdo frequentemente se apresentam como massas abdominais palpáveis associadas ao sangramento.
C
hemorragia significativa com repercussão hemodinâmica é uma complicação frequente do adenocarcinoma colorretal.
D
pacientes com história familiar de câncer colorretal, alteração do hábito intestinal e dor abdominal não têm indicação de pesquisa de sangue oculto nas fezes.
E
sangramento evacuatório associado ao câncer de reto distal é bastante distinto daquele observado em doenças anais benignas.
Outras questões
A mucocele do apêndice:
Criança do sexo masculino está em acompanhamento, há 6 meses, no ambulatório de pediatria com a queixa de baixa estatura. Apresenta: idade cronológica: 9 anos e 2 meses; estatura 124 cm (percentil 5); peso: 22 Kg (percentil 5); idade óssea: 7 anos; velocidade de crescimento: 5,1 cm/ano; estágio puberal de Tanner: P1G1; estatura alvo para a família no percentil 25. Qual o diagnóstico provável?
Paciente de 35 anos, gesta 2, para 1; uma cesárea anterior por feto hidrópico, sangue Rh negativo; Coombs indireto 1/64 com idade gestacional de 24 semanas. Qual a melhor conduta?
Um paciente de 70 anos de idade, com insuficiência hepática compensada, pesando 65 kg, foi operado de uma hérnia inguinal, sob anestesia local. O anestésico disponível é a lidocaína 2% com vasoconstritor. O paciente é monitorizado e recebe 5 mg de midrazolan para sedação. O cirurgião infiltra a região inguinal usando 20 ml do anestésico e, 5 minutos após, o paciente apresenta tremores musculares, náuseas, hipotensão, bradicardia e torna-se confuso. A provável causa desta situação é?