Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre o sangramento dos tumores colorretais, pode-se afirmar que:

A
neoplasias do cólon direito são menos propensas a sangramento que as do cólon esquerdo.
B
carcinomas do cólon esquerdo frequentemente se apresentam como massas abdominais palpáveis associadas ao sangramento.
C
hemorragia significativa com repercussão hemodinâmica é uma complicação frequente do adenocarcinoma colorretal.
D
pacientes com história familiar de câncer colorretal, alteração do hábito intestinal e dor abdominal não têm indicação de pesquisa de sangue oculto nas fezes.
E
sangramento evacuatório associado ao câncer de reto distal é bastante distinto daquele observado em doenças anais benignas.
Um residente sofreu um acidente punctório com a agulha enquanto realizava uma punção lombar em um paciente com suspeita de meningite. Na investigação ocupacional deste acidente com material biológico, devem ser solicitados exames para o paciente-fonte. Entre as alternativas abaixo, os exames recomendados pelo Ministério da Saúde são:
Considere as afirmativas abaixo sobre a investigação radiológica na suspeita de rinossinusite. Assinale aquela que demonstra o baixo valor preditivo positivo e negativo do exame para o diagnóstico.
Instruções: Para responder às questões de números 27 a 29 assinale, na folha de respostas, a alternativa que contém a afirmação correta em relação ao assunto indicado. Vitalidade fetal.
Em relação à colite fulminante (CF) e ao megacólon tóxico (MT), complicações graves da doença intestinal inflamatória, assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar