Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre o sangramento dos tumores colorretais, pode-se afirmar que:

A
neoplasias do cólon direito são menos propensas a sangramento que as do cólon esquerdo.
B
carcinomas do cólon esquerdo frequentemente se apresentam como massas abdominais palpáveis associadas ao sangramento.
C
hemorragia significativa com repercussão hemodinâmica é uma complicação frequente do adenocarcinoma colorretal.
D
pacientes com história familiar de câncer colorretal, alteração do hábito intestinal e dor abdominal não têm indicação de pesquisa de sangue oculto nas fezes.
E
sangramento evacuatório associado ao câncer de reto distal é bastante distinto daquele observado em doenças anais benignas.
Há evidências ou consenso geral de que as drogas abaixo são benéficas no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva com diminuição da fração de ejeção de ventrículo esquerdo, EXCETO:
Sobre a Doença de Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é correto afirmar que:
Gestante de 20 semanas dá entrada no pronto-socorro no dia 11/10/2008 com dores abdominais. Refere que sua última menstruação foi no dia 15/05/2008 (primeiro dia do último período menstrual normal) e que tem três filhos vivos, sendo um filho de parto normal e um parto cesariana de gemelar. Qual é a idade gestacional calculada e qual a data provável de parto pela regra de Nägele, respectivamente?
Mulher de 30 anos, assintomática, realiza exames de screening para a empresa que trabalha, sendo encontrado um TSH elevado. Recomenda-se, nesse momento,
Compartilhar