Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre o sangramento dos tumores colorretais, pode-se afirmar que:

A
neoplasias do cólon direito são menos propensas a sangramento que as do cólon esquerdo.
B
carcinomas do cólon esquerdo frequentemente se apresentam como massas abdominais palpáveis associadas ao sangramento.
C
hemorragia significativa com repercussão hemodinâmica é uma complicação frequente do adenocarcinoma colorretal.
D
pacientes com história familiar de câncer colorretal, alteração do hábito intestinal e dor abdominal não têm indicação de pesquisa de sangue oculto nas fezes.
E
sangramento evacuatório associado ao câncer de reto distal é bastante distinto daquele observado em doenças anais benignas.
Paciente do sexo masculino, de 64 anos de idade, relata 2 anos de evolução de dor distal em membros inferiores, desencadeada aos esforços. A dor inicia após 300 metros de deambulação no plano e alivia ao repouso. História de hipertensão arterial em uso de propranolol e dislipidemia em uso de rosuvastatina. Ao exame apresenta cianose distal de membros inferiores e pulsos pediosos e poplíteos reduzidos. Em relação ao caso é correto afirmar que:
Em relação ao cisto tireoglosso, podemos afirmar:
Um paciente do sexo masculino de 68 anos procurou o ambulatório de cirurgia vascular com queixa de claudicação intermitente em membro inferior direito ao deambular aproximadamente 250 metros. Como antecedentes o paciente apresentava hipertensão arterial sistêmica controlada com duas classes de anti-hipertensivos, tabagismo de 1 maço/dia por 40 anos e negava diabetes mellitus. Ao exame físico vascular: membro inferior esquerdo: pulso femoral 2+/4; pulso poplíteo; tibial posterior e pedioso não palpáveis; membro inferior direito: pulsos femoral; poplíteo; tibial posterior e pedioso não palpáveis; boa perfusão de ambos os membros e sem gradiente térmico. Segundo a classificação de Fontaine da doença aterosclerótica obstrutiva periférica, qual o estágio da doença e qual é o tratamento.
Mulher de 68 anos, 70 kg, será submetida a artroplastia total de quadril. Não tem doenças conhecidas. Hemograma, glicemia e creatinina séricas normais. Escolhida enoxaparina para profilaxia de tromboembolismo venoso. A dose e duração desse esquema são, respectivamente:
Compartilhar