Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre o sangramento dos tumores colorretais, pode-se afirmar que:

A
neoplasias do cólon direito são menos propensas a sangramento que as do cólon esquerdo.
B
carcinomas do cólon esquerdo frequentemente se apresentam como massas abdominais palpáveis associadas ao sangramento.
C
hemorragia significativa com repercussão hemodinâmica é uma complicação frequente do adenocarcinoma colorretal.
D
pacientes com história familiar de câncer colorretal, alteração do hábito intestinal e dor abdominal não têm indicação de pesquisa de sangue oculto nas fezes.
E
sangramento evacuatório associado ao câncer de reto distal é bastante distinto daquele observado em doenças anais benignas.
Mulher de 57 anos, apresenta reação de Mitsuda positiva. Pode-se afirmar que ela:
Emily tem 10 meses e vem para a USF para sua consulta mensal. Ela está no percentil 97 para peso e altura. Quanto ao desenvolvimento, ela já se senta com apoio, mas ainda não engatinha. Durante a consulta, a mãe nega outras alterações e lhe mostra que a bebê bate palminhas.
Qual dos critérios abaixo caracteriza a crise convulsiva febril complexa ou complicada?
Um menino de seis anos apresenta há cinco dias numerosas crostas melicéricas na região perinasal e perioral. Observa-se ao exame, além das lesões, a presença de linfonodomegalia na região cervical. Com base nesses dados, considere as seguintes afirmativas: 1. O agente etiológico é o S. aureus ou o estreptococo beta-hemolítico do grupo A; 2. Para o tratamento, é importante orientar a limpeza com sabonete antisséptico; 3. O agente etiológico é o herpes-vírus tipo I ou ainda o vírus Varicela-Zóster; 4. Para o tratamento, é importante remover crostas e utilizar aciclovir via oral. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar