Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Sobre o sistema BI-RADS é correto afirmar que:

A
a classe O significa avaliação incompleta e há necessidade de estudo adicional para conclusão diagnóstica.
B
classe 2 significa achado suspeito.
C
na classe 3 não há necessidade de acompanhamento com intervalos menores.
D
classe 1 significa mamografia negativa e mesmo que alguma anormalidade seja palpada no exame clínico não deve ser biopsiada.
E
nenhuma das respostas anteriores.
Assinale a alternativa INCORRETA no tratamento da oxiuríase:
Paciente do sexo feminino 47 anos descobre em exame de rotina lesão de 8 x 7 cm ocupando os segmentos VII e VIII do fígado com diagnóstico tomográfico de hemangioma. A paciente é assintomática, porém está insegura, pois tem medo que a lesão malignize ou rompa espontaneamente. A melhor conduta seria:
RELACIONE AS COLUNAS DA ESQUERDA E DA DIREITA e assinale a alternativa que contém a SEQÜÊNCIA CORRETA: Enzimas: (I) Aspartato aminotransferase. (II) Desidrogenase láctica. (III) Alanina aminotransferase. (IV) Creatina fosfoquinase. (V) Fosfatase alcalina. Características: ( ) Enzima que encontra-se aumentada em pacientes com hepatomegalia sem icterícia (possível metástase hepática) e tem importância também na diferenciação de várias doenças ósseas que cursam com atividade osteoblástica ou osteoclástica. ( ) Enzima presente no citoplasma e mitocôndrias e, portanto, sua elevação sérica indica comprometimento celular mais intenso. No caso do hepatócito, esse fato se revela por uma elevação por tempo mais prolongado nas hepatites virais agudas e uma elevação seletiva nos casos e hepatites alcoólicas, metástases hepáticas e necroses medicamentosas e isquêmicas. ( ) Enzima composta por três isoenzimas exerce importante atividade reguladora do metabolismo intracelular da musculatura esquelética, tecido cardíaco e no cérebro, por isso é importante as suas dosagens no diagnóstico do infarto do miocárdio, na distrofia muscular e em lesões cerebrais. ( ) Enzima que tem sua origem predominantemente citoplasmática, apresenta rápida elevação nos casos de hepatites virais, mononucleose infecciosa, doença por citomegalovirus e hepatite medicamentosa. ( ) Enzima composta por cinco isoenzimas, e a concentração de cada uma delas podem indicar ocorrência de lesões ou falhas teciduais nos diferentes órgãos. Referência: NAOUM, P.C. Doenças que alteram exames bioquímicos. Volume II. Editora Atheneu, 2009.
Um paciente de 65 anos procura o pronto-socorro com queixa de dor no pé esquerdo de início súbito há 3 dias, associada a esfriamento e palidez, com piora significativa da dor nas últimas horas. O paciente é hipertenso, em uso irregular de medicação, e tabagista de longa data, com história de claudicação intermitente para cerca de 100 metros. Ao exame, o membro encontra-se pálido e frio, com cianose móvel de artelhos. Além disso, pulso femoral presente bilateralmente; poplíteo e distais ausentes, bilateralmente; diminuição da sensibilidade nos terços médio e distai de pé esquerdo; e diminuição da mobilidade dos artelhos. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta:
Compartilhar