Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Sobre o tema arritmias cardíacas, assinale a alternativa correta:

A
a taquiarritmia ventricular, denominada Torsides des pointes, quando se manifesta em cardiopatas crônicos é considerada arritmia de bom prognóstico.
B
a presença de comprometimento da função sistólica, traduzida pela baixa fração de ejeção do ventrículo esquerdo avaliada por Ecocardiograma, não é considerada fator de pior prognóstico em um paciente com taquicardia ventricular não sustentada.
C
classificada, segundo seu comportamento clínico em paroxística, persistente e permanente, a fibrilação atrial é a taquiarritmia atrial sustentada mais frequente.
D
a medicação de primeira escolha, para tratamento de uma taquicardia paroxística supraventricular por reentrada nodal sem repercussão hemodinâmica na sala de emergência, é a amiodarona.
E
bloqueio atrioventricular total congênito, assintomático, com QRS menor que 0,12 segundos, sem cardiomegalia na radiografia de tórax e aceleração adequada da frequência cardíaca, durante exercício físico, é indicação de marca-passo definitivo.
Paciente com litíase ureteral à direita apresentou cólica nefrética intensa, febre, leucocitose com desvio à esquerda, frequência cardíaca de 110 bpm e frequência respiratória de 28 irpm. A urotomografia mostrou um cálculo em terço superior de ureter de 1,1 cm, hidronefrose concomitante e borramento da gordura perirrenal. Podemos afirmar que:
Marque a alternativa incorreta:
Qual dos antidepressivos abaixo apresenta contraindicação para glaucoma aberto?
Um senhor de 62 anos de idade, agricultor, natural e procedente de Juazeiro (Bahia), etilista de 2 doses de aguardente por dia e tabagista de fumo de corda (não sabe informar a quantidade, mas tem o costume de mascar o fumo quando não está fumando), queixa-se de afta na língua há 3 meses. Trata-se de ferida de, aproximadamente, 1 cm, à esquerda, que não melhorou com o uso de pomada receitada pelo farmacêutico. Há 1 mês, notou íngua abaixo da mandíbula, também à esquerda, dolorosa e endurecida de, aproximadamente, 2 cm. Principal hipótese diagnóstica:
Compartilhar