Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Sobre o tratamento da insuficiência cardíaca congestiva avançada, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Betabloqueadores só devem ser iniciados depois da compensação hospitalar e quando o paciente estiver estável no ambulatório.
B
Os bloqueadores da enzima de conversão são tão benéficos quanto os bloqueadores da ação da angiotensina.
C
Os digitálicos podem melhorar os sintomas, mas não a mortalidade
D
Os diuréticos melhoram os sintomas congestivos, mas não diminuem a mortalidade.
E
Inotrópicos são indicados especialmente aos pacientes com sinais de hipoperfusão sistêmica.
Paciente de 38 anos, masculino, portador de hepatite C apresenta há 6 semanas lesões papulares eritematovioláceas em tornozelos e punhos e lesões reticulares esbranquiçadas em mucosa jugal e lábios. Refere prurido intenso e aparecimento de lesões lineares em áreas de escoriação. Ao exame, é possível perceber linhas esbranquiçadas reticuladas no topo das pápulas. Com relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:
Dentre as doenças intersticiais difusas pulmonares, uma se destaca pelas seguintes características: ocorre mais em pessoas jovens, do sexo feminino e não-fumantes. A tomografia computadorizada de alta resolução revela opacidades em vidro fosco subpleurais e bilaterais, associadas à redução de volume dos lobos inferiores. Lesões em favo de mel são raras. A doença que corresponde às características descritas é a:
Em relação à tuberculose, assinale a conduta correta em relação a uma criança contactante (pai é BK positivo++), de 5 anos, assintomática, vacinada e com PPD de 17 mm.
Considerando o caso de um paciente adulto com queimadura somente de epiderme e derme na região anterior do tórax, no abdome, na genitália, na coxa e na perna direita, assinale a opção incorreta.
Compartilhar