Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Sobre o tratamento das Parasitoses Intestinais, é incorreto afirmar:

A
O albendazol, diferente do mebendazol, também é larvicida. A sua dose é de 400 mg/dia, independente do peso da criança.
B
A ivermectina causa paralisia tônica na musculatura do verme adulto.
C
O secnidazol inibe a síntese do DNA e é utilizado tanto para amebíase como giardíase sintomática.
D
O tiabendazol e a ivermectina são as drogas de escolha do tratamento da estrongiloidíase, embora o albendazol, por três dias, também seja usado com menor eficácia.
E
Na obstrução intestinal por ascaris, deve-se usar como droga de escolha o albendazol, e não o mebendazol, pois é importante que não ocorra paralisia flácida do verme.
Levando em consideração a afirmação que características faciais típicas estão presentes em grande número de pacientes com rinite alérgica. Sobre as características faciais, pode afirmar-se que: I - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica as olheiras. II - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica a dupla linha de Dennie-Morgan. III - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica a pele xerótica. IV - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica a prega nasal horizontal. V - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica as fissuras em narinas. Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta:
O aumento de casos de conjuntivite em algumas épocas do ano deve ser o foco de atenção dos profissionais de saúde. As medidas terapêuticas podem ser instituídas inicialmente pelo médico clínico geral da unidade de atendimento antes do encaminhamento ao especialista (quando avaliada necessidade). Dentre elas, estão:
Pré-escolar de quatro anos, sexo masculino, e encaminhado ao ambulatório, pois a professora notou discreto desvio ocular à D há 30 dias. Nascido de parto prematuro: 34 sem, P: 2 Kg. Necessitou de oxigênio por 18 h devido a desconforto respiratório. Alta com 3 dias de vida. Mãe nega infecções durante a gestação. Ao ex.físico: estrabismo com esotropia D e reflexo pupilar embranquecido. A hipótese mais provável é:
Mulher de 52 anos de idade, diabética há 5 anos controlada com metformina, gliclazida e dieta. Foi a uma consulta no oftalmologista e o fundo de olho está mostrado a seguir. É possível observar no fundo de olho: (Conforme imagem do caderno de questões)
Compartilhar