Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Sobre o tratamento das Parasitoses Intestinais, é incorreto afirmar:

A
O albendazol, diferente do mebendazol, também é larvicida. A sua dose é de 400 mg/dia, independente do peso da criança.
B
A ivermectina causa paralisia tônica na musculatura do verme adulto.
C
O secnidazol inibe a síntese do DNA e é utilizado tanto para amebíase como giardíase sintomática.
D
O tiabendazol e a ivermectina são as drogas de escolha do tratamento da estrongiloidíase, embora o albendazol, por três dias, também seja usado com menor eficácia.
E
Na obstrução intestinal por ascaris, deve-se usar como droga de escolha o albendazol, e não o mebendazol, pois é importante que não ocorra paralisia flácida do verme.
Recém Nato a termo, grande para idade gestacional, parto cesáreo, Apgar 7/9, filho de mãe diabética apresentou taquidispneia leve e desde o nascimento com sopro sistólico +/6 e fígado 02 cm da reborda costal direita. O eletrocardiograma era compatível com a idade e o ecocardiograma mostrou hipertrofia do septo interventricular, da parede anterior do ventrículo direito e parede posterior do ventrículo esquerdo, sem outras anormalidades. Hemograma Normal, provas inflamatórias negativas e sorologias do pré-natal negativas. O raio X evidenciou aumento da área cardíaca com congestão pulmonar discreta. O diagnóstico é:
RN, sexo masculino, 18 horas de vida, com boa atividade, sugando o seio materno com avidez, apresentando icterícia na face e tórax. Mãe GII, PII, A0, grupo sanguíneo O fator Rh negativo, Coombs indireto não realizado no pré-natal. RN grupo sanguíneo A fator Rh negativo, Coombs direto negativo. A principal hipótese diagnóstica é:
Dentre as afirmativas abaixo relacionadas à pneumonia, assinale a correta:
Gestante na 25ª semana de gravidez faz sua primeira consulta no pré-natal e, nos exames de rotina, o VDRL se mostra positivo (1:32). O médico prescreve o tratamento, mas, duas semanas depois, a paciente é internada em trabalho de parto, com feto morto, pesando 850 g. Em relação ao óbito fetal, o procedimento correto é:
Compartilhar