Questões na prática

Psiquiatria

Sobre o tratamento dos transtornos depressivos, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Venlafaxina pode ocasionar elevação da pressão arterial, especialmente em doses superiores a 300 mg ao dia.
B
Bupropiona aumenta o risco de crise convulsiva, principalmente quando utilizada em alta dose.
C
Entre os inibidores seletivos de recaptação de serotonina, a fluoxetina apresenta o menor risco de interação medicamentosa ao nível do citocromo P450.
D
Um efeito colateral que pode ocorrer com o uso da trazodona em um paciente do sexo masculino é o priapismo.
E
Os antidepressivos tricíclicos podem afetar o coração de forma semelhante aos medicamentos antiarrítmicos quinidina e procainamida, ocasionando um retardo na condução atrioventricular.
Assinale a alternativa correta sobre atendimento dos pacientes com complicações por intoxicação aguda pela cocaína:
Em relação à convulsão febril é INCORRETO afirmar:
Marina, 17 anos de idade, há 5 semanas vem apresentando humor deprimido e crises de choro ocasionais. Nega alterações do apetite, do sono ou da concentração. Tem ficado mais em casa, com menos vontade de sair. Nega pensamento de morte. Atribui seus sintomas depressivos ao fato de ter sido reprovada em duas matérias no colégio, motivo pelo qual terá que repetir de ano. Sente-se culpada, pois acha que sua reprovação é uma vergonha para a família. Devido ao seu mau desempenho na escola, pegou emprestados livros na biblioteca referentes às matérias em que foi reprovada e já começou a estudar mesmo antes de iniciadas as aulas. Sua mãe está preocupada com seu quadro depressivo e orientou que ela fosse à consulta na Clínica da Família. A intervenção mais adequada a ser feita pelo médico de família e comunidade é:
Simone, 7 dias de vida, foi avaliada em sua primeira consulta pelo médico da família Dr. Leonardo. A anamnese evidenciou história de nascimento com 39 semanas de gestação, por parto normal, em apresentação cefálica, com escore na escala Apgar igual a 6 no primeiro minuto. O fator que aumenta o risco de de displasia evolutiva de quadril no caso descrito é:
Compartilhar