Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Sobre o triângulo de Calot é correto afirmar que:

A
É limitado pelo ducto cístico, ducto hepático direito e borda inferior do fígado.
B
Dentro dele estão localizadas as artérias cística e hepática direita.
C
Dentro dele estão localizadas as artérias císticas e hepática esquerda.
D
É limitado pelo ducto cístico, ducto colédoco e bordo inferior do fígado.
E
Dentro dele estão localizadas as artérias cística e hepática comum.
Emily tem 10 meses e vem para a USF para sua consulta mensal. Ela está no percentil 97 para peso e altura. Quanto ao desenvolvimento, ela já se senta com apoio, mas ainda não engatinha. Durante a consulta, a mãe nega outras alterações e lhe mostra que a bebê bate palminhas.
Sr. José está em uso de esquema I para tuberculose há 2 semanas e a filha lhe pede uma consulta domiciliar pois o pai está com pouco apetite, sonolento e vomitando. Ao exame, ele está emagrecido, ictérico (+2/4+), eupneico, normotenso, sonolento, mas o reconhece e refere muito mal estar. Seus últimos exames, feitos há 1 mês, demonstram enzimas hepáticas normais e elevação da creatinina sérica. Você, então:
Graça, 25 anos, gesta IV/III, todos os partos normais, com idade gestacional de 38 semanas, dá entrada na maternidade em período expulsivo, feto em apresentação pélvica, com BCF positivo. A obstetra inicia a realização do parto normal com a saída de cintura pélvica, cintura escapular e braços. Neste momento ocorre dificuldade na extração do pólo cefálico após a realização da Manobra de Mauriceau. Neste momento a obstetra solicita à enfermeira que traga o fórcipe de:
Adenocarcinoma ductal compreende 80 a 90% das neoplasias de pâncreas. O câncer de corpo e cauda apresenta início insidioso e geralmente é diagnosticado em fase avançada e incurável. A manifestação clínica MAIS FREQUENTE é?
Compartilhar