Crises epilépticas são fatores de risco para abscesso pulmonar somente em indivíduos alcoólatras
B
São em geral causados por Klebsiella pneumoniae, sem presença de outros micro-organismos
C
A associação de penicilina cristalina e ciprofloxacina têm boa efetividade na terapêutica da doença
D
A broncoscopia pode ser útil na identificação de lesões obstrutivas de vias aéreas predisponentes ao abscesso
Outras questões
Nas crianças portadoras de cardiopatias congênitas, a crise de cianose ocorre quando:
Associe os marcos do desenvolvimento da criança (coluna da esquerda) às idades de aparecimento (coluna da direita). 1 - Faz pinça completa (polpa-polpa); 2 - Transfere objetos de uma mão para a outra; 3 - Formula frases simples; 4 - Rabisca; 5 - Segue com o olhar até 180°; ( ) 18 meses; ( ) 12 meses; ( ) 9 meses. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Pré-escolar de dois anos e meio, sexo masculino, é levado a consulta pediátrica e a mãe solicita encaminhamento para testar a audição, pois acha que seu filho não responde quando chamado. O paciente fala poucas palavras de difícil compreensão, interage pouco com outras pessoas, mesmo com os familiares diretos, apresenta movimentos repetitivos do tronco, explora pouco os brinquedos e apresenta bruxismo acentuado. Exame físico: irritabilidade, sem contato visual com o examinador. A principal hipótese diagnóstica é:
Criança de 3 anos de idade, apresenta queda do estado geral, dor e importante limitação funcional em quadril direito associado à contratura em flexão, há três dias. Mãe refere infecção de orofaringe há cerca de duas semanas na criança. Exames complementares demonstram leucocitose com desvio para a esquerda, velocidade de hemossedimentação de 40mm e ultrassonografia de quadril direito demonstrando espessamento da cápsula articular e afastamento da cabeça do fêmur (subluxação). O melhor tratamento para este caso é: