Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Neurologia

Sobre os acidentes vasculares encefálicos (AVE) e encefalopatias metabólicas pode-se afirmar que a/o(s):

A
terapias trombolíticas melhoram significamente o prognóstico nos casos de AVE hemorrágico.
B
presença de achados neurológicos focais é mais comum nas encefalopatias metabólicas.
C
duração dos chamados ataques isquêmicos transitórios (AIT) é sempre inferior a 30 minutos.
D
exame tomográfico encefálico inicial sempre deve utilizar contraste, para diagnóstico diferencial.
E
presença de edema cerebral contribui para o embotamento do sensório.
Paciente 06 anos de idade, sexo masculino, deu entrada no PS com queixa de dor testicular de início súbito, de forte intensidade, apresentando elevação do testículo na hemibolsa esquerda, doloroso ao toque, com edema local, apresentando 04 horas de evolução. Qual a conduta:
Paciente do sexo masculino, 21 anos, procura o ambulatório de cirurgia geral devido a abaulamento em região inguinal direita diagnosticado durante exame físico de rotina. Nega queixas significativas na região. Ao exame físico apresenta abaulamento com conteúdo redutível a pressão externa e com exteriorização durante manobra de Valsava na região inguinal direita. Refere ser tabagista 5 maços/ano, sem cirurgias prévias. Em relação à hérnias umbilicais, é correto afirmar que:
Paciente do sexo masculino, 21 anos, procura o ambulatório de cirurgia geral devido a abaulamento em região inguinal direita diagnosticado durante exame físico de rotina. Nega queixas significativas na região. Ao exame físico apresenta abaulamento com conteúdo redutível a pressão externa e com exteriorização durante manobra de Valsava na região inguinal direita. Refere ser tabagista 5 maços/ano, sem cirurgias prévias. Em relação à antibioticoprofilaxia, havendo a utilização de uma tela de polipropileno, é correto afirmar que:
Qual das condições abaixo é contraindicação absoluta para realizar lavado peritoneal diagnóstico:
Compartilhar