Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Sobre os antibióticos, assinale a alternativa correta.

A
Ceftriaxona é uma cefalosporina de 3ª geração e é o protótipo (exemplo) de antibiótico indicado em infecções hospitalares no Brasil, pela sua boa “cobertura anti-Pseudomonas”.
B
Bacteroides fragilis é o principal anaeróbio causador de abscesso intra-abdominal e pode ser tratado com penicilina G.
C
A clindamicina é um dos antibióticos utilizados para tratar diarreia por Clostridium difficile.
D
Os enterecocos são cocos gram-positivos que podem causar tanto infecções comunitárias como hospitalares. Eles são sempre resistentes às cefalosporinas, por isso elas nem são testadas no antibiograma.
E
E. coli, Serratia e Proteus são exemplos de bacilos gram-negativos não fermentadores, frequentes causadores de infecções hospitalares. Os carbapenêmicos ertapenem, imipenem-cilastatina e meropenem são, na maioria dos casos, a única classe de antibióticos ativa contra esses bacilos.
Paciente portador de diabete melito tipo 1, de 65Kg, aderente ao tratamento, em uso de insulina NPH (52u antes do café da manhã + 28u antes do almoço e 42u antes de deitar) associada a insulina regular (2u antes de café da manhã + 6u antes do almoço e 4u antes do jantar), vem apresentando hiperglicemias matinais. Um acompanhamento da glicemia capilar realizada às 3 horas da madrugada revelou valores habitualmente abaixo de 60mg/dl. A conduta para este caso será:
No atendimento à sala de parto de recém-nascido com mecônio, apresentando apneia, bradicardia, cianose generalizada, a conduta imediata a ser realizada é:
Paciente apresentando icterícia obstrutiva devido a cálculo biliar, medindo 2,2 cm, impactado no infundíbulo da vesícula fazendo compressão extrínseca do ducto hepático comum. Qual o diagnóstico?
Mulher com diabetes tipo II com controle glicêmico irregular apresenta febre há um dia associada à vermelhidão na perna. A acompanhante refere que nas últimas horas a paciente encontra-se confusa e prostrada. Exame físico: lesão eritêmato-edematosa comprometendo a perna e região distal da coxa, com calor e dor local, limites imprecisos e área arroxeada e fria ao tato na extremidade proximal da lesão. A hipótese diagnóstica e a conduta são:
Compartilhar