Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Sobre os antibióticos, assinale a alternativa correta.

A
Ceftriaxona é uma cefalosporina de 3ª geração e é o protótipo (exemplo) de antibiótico indicado em infecções hospitalares no Brasil, pela sua boa “cobertura anti-Pseudomonas”.
B
Bacteroides fragilis é o principal anaeróbio causador de abscesso intra-abdominal e pode ser tratado com penicilina G.
C
A clindamicina é um dos antibióticos utilizados para tratar diarreia por Clostridium difficile.
D
Os enterecocos são cocos gram-positivos que podem causar tanto infecções comunitárias como hospitalares. Eles são sempre resistentes às cefalosporinas, por isso elas nem são testadas no antibiograma.
E
E. coli, Serratia e Proteus são exemplos de bacilos gram-negativos não fermentadores, frequentes causadores de infecções hospitalares. Os carbapenêmicos ertapenem, imipenem-cilastatina e meropenem são, na maioria dos casos, a única classe de antibióticos ativa contra esses bacilos.
Paciente comparece à consulta com queixa de perda visual de início há dois dias, gradual, que no momento alcançou perda total da visão em olho direito. Relata que há algumas horas iniciou dor intensa. Refere ser diabético em uso irregular de medicação, hipertenso em acompanhamento. Nega traumas. Ao exame, observa-se hiperemia difusa, reflexo direto diminuido, tensão ocular elevada e à lâmpada de fenda evidencia ausência de ângulo estreito. Com base no quadro anterior, é correto afirmar que a hipótese diagnóstica mais provável para o quadro é:
O principal meio diagnóstico para a síndrome da oclusão arterial aguda de membros inferiores é:
Em adultos jovens, o nódulo cervical anterior encontrado frequentemente na linha média entre o mento e a cartilagem tireoide é o:
Habitualmente, qual das veias relacionadas a seguir, em seu trajeto rumo à veia cava inferior, cruza anteriormente a aorta abdominal, demarcando o limite superior da dissecação do colo aneurismático nos casos de aneurisma de aorta abdominal infrarrenal.
Compartilhar