Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Sobre os antibióticos, assinale a alternativa correta.

A
Ceftriaxona é uma cefalosporina de 3ª geração e é o protótipo (exemplo) de antibiótico indicado em infecções hospitalares no Brasil, pela sua boa “cobertura anti-Pseudomonas”.
B
Bacteroides fragilis é o principal anaeróbio causador de abscesso intra-abdominal e pode ser tratado com penicilina G.
C
A clindamicina é um dos antibióticos utilizados para tratar diarreia por Clostridium difficile.
D
Os enterecocos são cocos gram-positivos que podem causar tanto infecções comunitárias como hospitalares. Eles são sempre resistentes às cefalosporinas, por isso elas nem são testadas no antibiograma.
E
E. coli, Serratia e Proteus são exemplos de bacilos gram-negativos não fermentadores, frequentes causadores de infecções hospitalares. Os carbapenêmicos ertapenem, imipenem-cilastatina e meropenem são, na maioria dos casos, a única classe de antibióticos ativa contra esses bacilos.
Qual das seguintes vacinas NÃO deve ser administrada a uma menina de 8 anos de idade que nunca foi imunizada previamente?
Um menino de 4 anos de idade apresenta-se em um pronto-socorro com uma história de vômitos (seis episódios inicialmente claros e em seguida de cor amarelada) e diarreia (8 episódios, fezes aquosas). A criança apresenta febre (38,5 °C). Seus pais suspenderam a alimentação e iniciaram água de coco, que ele vomitava logo em seguida. Ele urinou apenas duas vezes nas últimas 12 horas. A criança sente-se fraca, e aparenta palidez cutaneomucosa. Considerando o quadro clínico, qual a conduta mais adequada?
Um casal que acabou de ganhar um bebê é atendido no ambulatório, e pergunta sobre qual medida mais eficaz para reduzir a chance da ocorrência da síndrome da morte súbita da infância. A orientação mais adequada é posicionar o bebê em qual posição de dormir?
Os sinais do “limão” e da “banana” são achados sonográficos observados na:
Compartilhar