Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Sobre os antibióticos, assinale a alternativa correta.

A
Ceftriaxona é uma cefalosporina de 3ª geração e é o protótipo (exemplo) de antibiótico indicado em infecções hospitalares no Brasil, pela sua boa “cobertura anti-Pseudomonas”.
B
Bacteroides fragilis é o principal anaeróbio causador de abscesso intra-abdominal e pode ser tratado com penicilina G.
C
A clindamicina é um dos antibióticos utilizados para tratar diarreia por Clostridium difficile.
D
Os enterecocos são cocos gram-positivos que podem causar tanto infecções comunitárias como hospitalares. Eles são sempre resistentes às cefalosporinas, por isso elas nem são testadas no antibiograma.
E
E. coli, Serratia e Proteus são exemplos de bacilos gram-negativos não fermentadores, frequentes causadores de infecções hospitalares. Os carbapenêmicos ertapenem, imipenem-cilastatina e meropenem são, na maioria dos casos, a única classe de antibióticos ativa contra esses bacilos.
Mulher, 32 anos, com queixa de dor facial em peso, cacosmia e rinorréia posterior há três meses. Realizou tratamento com diversos antibióticos nesse período sem resolução do quadro. Em tomografia de seios da face nota-se velamento isolado de seio maxilar direito, conteúdo heterogêneo com calcificações de permeio e grau moderado de rarefação óssea junto as suas paredes medial e posterior. Qual a hipótese diagnóstica mais provável e a terapêutica mais indicada para essa paciente?
Qual dos fatores de risco abaixo NÃO está relacionado a úlcera venosa em membros inferiores?
O divertículo de Meckel, malformação congênita do intestino delgado:
Em relação aos aneurismas da aorta torácica assinale a alternativa CORRETA.
Compartilhar