Sobre os conhecimentos relacionados à hiperplasia benigna da próstata (HBP). Qual das alternativas abaixo está em desacordo com os conhecimentos atuais?
A
Consiste na proliferação dos ácinos das glândulas periuretrais submucosas e zona central da próstata.
B
Estima-se que 25% dos homens com mais de 50 anos de idade tenham HBP sintomática
C
A HPB se manifesta geralmente a partir da quarta década da vida, com aumento exponencial de sua incidência e sintomas a partir desse período.
D
Alguns estudos mostram que 50% a 60% do peso da próstata com hiperplasia é representado pelo crescimento do estroma e apenas 12-20% corresponde ao tecido glandular.
E
Estima-se que é quatro vezes maior o risco em parentes em primeiro grau.
Outras questões
Criança de 3 anos, com história ou crises convulsivas, em uso regular de fenobarbital dá entrada no Pronto-socorro com convulsão tônico clônico generalizada de duração maior do que15 minutos, segundo relato dos pais. Mãe refere que a criança não recebeu as últimas 2 doses da medicação. Qual é a sequência adequada de condutas para esse caso?
Você recebe em seu consultório, acompanhado pelos pais, recém-nascido com sete dias de vida, encaminhado para sua primeira consulta de puericultura. Mãe refere que paciente foi diagnosticado, durante o pré-natal, portador da Síndrome de Down (SD) por translocação. Os pais foram avaliados e a mesma translocação foi encontrada no cariótipo materno. Os pais trazem diversas dúvidas sobre os resultados dos cariótipos. A respeito desse achado, você pode corretamente afirmar:
Homem, 59 anos, vai ao ambulatório de urologia com queixa de intensos sintomas urinários de esvaziamento há aproximadamente 2 anos, que vêm piorando progressivamente. Tem história de 2 prostatites agudas e 1 orquiepididimite no período e 3 episódios de hematúria macroscópica nos últimos 6 meses. Ao exame físico encontra-se afebril, com globo vesical palpável e toque retal com próstata aumentada, fibroelástica, lisa, sem nódulos e com sulcos e limites bem definidos. Traz exames laboratoriais, sendo relevantes: Urina I com 14.000 leucócitos = 10.000 hemácias, Urocultura negativa e PSA = 2,2 ng/ml, Creatinina = 2,4 mg/dl e ureia = 76 mg/dl. Na ultrassonografia identifica-se próstata de 66 g, bexiga com paredes espessadas e com trabeculações, sem lesões vegetantes, dilatação ureteropielocalicial bilateral moderada e resíduo pós-miccional de 230 ml. Qual a conduta apropriada?
Julgue o item seguinte, relativo às doenças de acometimento comum na população. O diagnóstico de rinite é essencialmente clínico.