Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Sobre os conhecimentos relacionados à hiperplasia benigna da próstata (HBP). Qual das alternativas abaixo está em desacordo com os conhecimentos atuais?

A
Consiste na proliferação dos ácinos das glândulas periuretrais submucosas e zona central da próstata.
B
Estima-se que 25% dos homens com mais de 50 anos de idade tenham HBP sintomática
C
A HPB se manifesta geralmente a partir da quarta década da vida, com aumento exponencial de sua incidência e sintomas a partir desse período.
D
Alguns estudos mostram que 50% a 60% do peso da próstata com hiperplasia é representado pelo crescimento do estroma e apenas 12-20% corresponde ao tecido glandular.
E
Estima-se que é quatro vezes maior o risco em parentes em primeiro grau.
Paciente, 65 anos de idade, procura pronto-socorro com queixa de dor no pé esquerdo de início súbito há três dias, associada a esfriamento e palidez, com piora significativa da dor nas últimas horas. O paciente é hipertenso, em uso irregular de medicação, e tabagista de longa data. Possui história de claudicação intermitente para aproximadamente 100 metros. Ao exame, o membro encontra-se pálido e frio, com cianose móvel de artelhos. Pulso femoral presente bilateralmente. Poplíteo e distais ausentes, bilateralmente. O paciente possui diminuição da sensibilidade em terços médio e distal de pé esquerdo, e diminuição da mobilidade dos artelhos. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.
Sobre divertículo de Meckel, assinale a alternativa CORRETA:
Lactente de 18 meses de idade, sexo masculino, é trazido à consulta de puericultura, pois sua mãe está preocupada com o desenvolvimento da fala de seu ?lho. Refere que foi uma criança a termo, sem intercorrências durante o parto, sorriso social ao 3º mês de vida, sentou com apoio ao 6º mês de vida, ?cou em pé com apoio aos 12 meses, porém apresenta di?culdade em falar palavras, as quais não são entendidas pelos adultos. Refere que, quando quer alguma coisa, a criança aponta para o objeto e se não consegue o que quer, ?ca nervosa e começa a chorar. Diante do quadro, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a conduta que deverá ser adotada pelo pediatra.
Um paciente com doença arterial obstrutiva crônica será submetido a um by-pass aortofemoral direito. Em relação a esse procedimento, considerando a classificação das cirurgias em relação à contaminação e à profilaxia antimicrobiana recomendada, é CORRETO afirmar que se trata de uma:
Compartilhar