Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Sobre os conhecimentos relacionados à hiperplasia benigna da próstata (HBP). Qual das alternativas abaixo está em desacordo com os conhecimentos atuais?

A
Consiste na proliferação dos ácinos das glândulas periuretrais submucosas e zona central da próstata.
B
Estima-se que 25% dos homens com mais de 50 anos de idade tenham HBP sintomática
C
A HPB se manifesta geralmente a partir da quarta década da vida, com aumento exponencial de sua incidência e sintomas a partir desse período.
D
Alguns estudos mostram que 50% a 60% do peso da próstata com hiperplasia é representado pelo crescimento do estroma e apenas 12-20% corresponde ao tecido glandular.
E
Estima-se que é quatro vezes maior o risco em parentes em primeiro grau.
Paciente com diabetes melito tipo 2, obesidade central evidente, inicia dieta, atividade física regular e metformina que atinge dose máxima de 2,5 g/dia, mas mesmo assim, mantém níveis de HbA1 C, três pontos acima do limite superior do método. Sabendo-se que o paciente apresenta níveis plasmáticos de insulina elevados, além de intensificar a atividade física e dieta, a conduta terapêutica mais adequada nessa fase é:
Paciente feminina, 78 anos, busca auxílio no Ambulatório de Reumatologia por quadro de aumento de volume em articulações distais de ambas as mãos, além de dor em joelhos ao iniciar o movimento. Refere que tem esse quadro desde os 50 anos, porém “nunca recebeu medicação que curasse seu problema”. Sobre a osteoartrite, assinale a alternativa correta.
A respeito da faringite aguda, assinale a alternativa correta.
Atualmente, o método de Ponseti é o tratamento padrão do pé torto congênito. Assinale a alternativa correta quanto à sua aplicação.
Compartilhar