Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Sobre os conhecimentos relacionados à hiperplasia benigna da próstata (HBP). Qual das alternativas abaixo está em desacordo com os conhecimentos atuais?

A
Consiste na proliferação dos ácinos das glândulas periuretrais submucosas e zona central da próstata.
B
Estima-se que 25% dos homens com mais de 50 anos de idade tenham HBP sintomática
C
A HPB se manifesta geralmente a partir da quarta década da vida, com aumento exponencial de sua incidência e sintomas a partir desse período.
D
Alguns estudos mostram que 50% a 60% do peso da próstata com hiperplasia é representado pelo crescimento do estroma e apenas 12-20% corresponde ao tecido glandular.
E
Estima-se que é quatro vezes maior o risco em parentes em primeiro grau.
Na screening das doenças da próstata,o exame de imagem de escolha é:
Qual é a relação CORRETA de compressões torácicas/ventilações em um recém-nascido, internado na UTI Neonatal?
Criança com diarreia aguda, 15 vezes/dia, líquida, amarela, sem sangue ou pus, chegou na emergência pálida, enchimento capilar 5 segundos, pulso fraco, sonolência, taquicardia, taquipneia e sem urinar. Foram necessárias 3 etapas de expansão para a sua recuperação hemodinâmica e a eliminação da primeira diurese. Caso seja uma oligúria fisiológica podemos encontrar:
Um paciente de 75 anos, fumante, diabético tipo II com história de angioplastia coronária há 2 anos e usando clopidogrel, procurou um serviço médico com PSA 7.0 ng/ml. O toque retal apresentava uma próstata levemente aumentada de volume, sem nodulações. A biópsia evidenciou adenocarcinoma prostático, com escore de Gleason 3,3 = 6, comprometendo 25% de um fragmento de um total de 12 fragmentos. Levando em consideração os conhecimentos atuais, qual é a melhor conduta para o paciente?
Compartilhar