Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Sobre os perfis obstétricos que indicam a realização de uma cerclagem cervical uterina eletiva, considere as afirmativas a seguir. I. Três perdas fetais de segundo trimestre, sem evidência de trabalho de parto ou descolamento de placenta. II. Gestação gemelar com comprimento cervical de 3,5 cm ao ultrassom com 18 semanas. III. Presença ao ultrassom endovaginal do sinal de afunilamento do orifício endocervical com 18 semanas de gestação. IV. Três perdas fetais antes da 12ª semana de gestação.

O escore de Apgar é um bom método para avaliação do recém-nascido na sala de parto e pode ser um bom auxiliar na identificação das crianças que necessitam de medidas de ressuscitação. Das opções abaixo, aquela que está relacionada com os cuidados de rotina no atendimento de bebês na sala de parto é:
As variações de angulação dos membros inferiores (genu varo e genu valgo fisiológicos) são razões comuns que levam os pais a procurarem a assistência médica. O
Escolar, 7 anos de idade, há 4 dias foi atendida com quadro sugestivo de dengue. Estava febril há 24h, porém apresentou piora do quadro clínico e retorno da febre. Foi atendida no Pronto-Socorro com dor abdominal, vômitos e gengivorragia. Ao exame apresentava extremidades frias e cianóticas e PA = 50 x 30 mmHg. Foi diagnosticada síndrome de choque da dengue, sendo referida para terapia intensiva. Os dados clínicolaboratoriais que sugerem este diagnóstico são:
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. A ausência de ruídos hidroaéreos na ausculta abdominal não é patognomônica de lesões intra-abdominais.
Compartilhar