Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Sobre os possíveis efeitos fisiológicos do pneumoperitoneo, marque a alternativa incorreta.

A
Aumenta a pressão intracraniana.
B
Pode aumentar a pressão capilar pulmonar em cunha (Poap).
C
Indiretamente pelo CO2, pode causar vasoconstrição arteriolar.
D
Diminuição do fluxo sanguineo renal.
Na investigação de um paciente com disfagia de longa data foi realizado raio X de esôfago que mostrou megaesôfago grupo IV (pela classificação de Rezende). Nesse caso, a cirurgia que oferece piores resultados com recidiva precoce dos sintomas é:
No Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT),
Menina de 4 anos foi trazida à emergência com história de hipertonia, trismo e opistótono de início súbito. Na admissão, encontrava-se acordada, consciente e chorosa. Qual o agente tóxico mais provável?
Homem de 72 anos apresentou lesão ulcerada de 4 cm de diâmetro na parede posterior da grande curvatura gástrica (laudo do exame anatomopatológico: adenocarcinoma pouco diferenciado, com células em anel de sinete), sem evidência de doença metastática pelos exames de imagem. Foi realizada gastrectomia. Com base no quadro, considere as assertivas abaixo. I - Devido à maior agressividade dos adenocarcinomas, a margem de ressecção do tipo difuso deve ser de, no mínimo, 3 cm; II - Células em anel de sinete são encontradas no tipo difuso; III - Nos países ocidentais, a dissecção D2 modificada é recomendada.
Compartilhar