Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Sobre os possíveis efeitos fisiológicos do pneumoperitoneo, marque a alternativa incorreta.

A
Aumenta a pressão intracraniana.
B
Pode aumentar a pressão capilar pulmonar em cunha (Poap).
C
Indiretamente pelo CO2, pode causar vasoconstrição arteriolar.
D
Diminuição do fluxo sanguineo renal.
Considere as assertivas abaixo. I. Contagem de CD4, isoladamente, nunca define necessidade de tratamento com antiretrovirais. II. Candidíase oral em paciente HIV+ é marcador de imunosupressão severa e indica necessidade de tratamento com antiretrovirais. III. Tuberculose ganglionar é a apresentação extra-pulmonar mais frequente da tuberculose, e é a doença definidora da AIDS em pacientes HIV+. IV. Em pacientes HIV+ com meningite criptocócica, um LCR com baixa contagem de leucócitos prediz mau prognóstico. V. Hemiparesia de instação lenta em pacientes em HIV+ sugere de toxoplasmose cerebral. Escolha a opção correta:
O principal agente de Bronquiolite Viral Aguda na infância é o VSR, que tem as seguintes características, EXCETO que:
Ao receber laudo sugerindo presença de HPV em lâmina de citopatológico de colo uterino, acredita-se que foi encontrado o seguinte achado citológico para tal diagnóstico:
O aumento da população idosa é um fenômeno que vem ocorrendo também nos países em desenvolvimento. Uma vez que essa população frequentemente necessita de várias medicações para o tratamento das doenças crônico-degenerativas, há grande preocupação médica com os riscos de interações entre medicamentos e nutrientes em indivíduos idosos. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Compartilhar