Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Sobre os riscos de infecção como complicação de procedimentos cirúrgicos potencialmente contaminados em pacientes com idade avançada, assinalar a alternativa CORRETA.

A
Antibioticoprofilaxia não está indicada.
B
O emprego de esquema tríplice (cefalosporina de segunda geração, metronidazol e gentamicina) é a escolha padrão.
C
Antibioticoprofilaxia pode ser iniciada 2 horas antes do procedimento e mantida até o momento da indução anestésica, seguindo-se ,se necessário, mais uma ou duas doses pós-operatórias.
D
O esquema antibiótico não pode ser suspenso antes da alta, pelo risco de infecção hospitalar.
E
A associação de ampicilina e sulbactam é a mais indicada, devendo ser iniciada 12 horas antes da cirurgia e mantida até 72 horas após.
Paciente masculino de 25 anos, previamente hígido, apresenta-se com queixa de discreta dor torácica, à direita, de início há cerca de 12 horas. Uma radiografia do tórax demonstrou a presença de pneumotórax à direita com volume inferior a 20% do hemitórax, sem doença pulmonar subjacente. Ao exame físico, apresenta-se eupneico, normotenso (120 x 80 mmHg), com frequência cardíaca de 88 bpm em repouso e murmúrio vesicular reduzido à direita. Qual a conduta mais indicada inicialmente?
Assinale a alternativa que corresponde à indicação de colectomia na colite ulcerativa: I - associação com colangite esclerosante primária progredindo para cirrose. II - displasia-carcinoma. III - sangramento colônico maciço.
A maioria dos agentes espermaticidas usados para fins contraceptivos contém como princípio ativo o nonoxinol-9. Relativamente a esses contraceptivos, pode-se afirmar que: I - quando usados isoladamente, proporcionam uma taxa de falhas em torno de 15% ao ano. II - atuam por meio de uma ação tóxica sobre o esperma, e como barreira mecânica ao acesso do canal cervical. III - o uso frequente está associado a lesões genitais que podem aumentar o risco de transmissão de HIV. Assinale a alternativa correta.
Em relação à infecção puerperal, pode-se afirmar que: I - útero amolecido e doloroso à palpação, febre e lóquios fétidos são sugestivos de endometrite. II - trabalho de parto prolongado, tempo de cesariana superior a 60 minutos e amniorrexe prematura são fatores predisponentes para endometrite puerperal. III - é considerada febre puerperal com aumento de risco da morbidade materna, temperatura axilar de 38°C ou mais, verificada em duas ocasiões distintas, 24 horas após o parto. Qual a alternativa correta?
Compartilhar