Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Sobre os riscos de infecção como complicação de procedimentos cirúrgicos potencialmente contaminados em pacientes com idade avançada, assinalar a alternativa CORRETA.

A
Antibioticoprofilaxia não está indicada.
B
O emprego de esquema tríplice (cefalosporina de segunda geração, metronidazol e gentamicina) é a escolha padrão.
C
Antibioticoprofilaxia pode ser iniciada 2 horas antes do procedimento e mantida até o momento da indução anestésica, seguindo-se ,se necessário, mais uma ou duas doses pós-operatórias.
D
O esquema antibiótico não pode ser suspenso antes da alta, pelo risco de infecção hospitalar.
E
A associação de ampicilina e sulbactam é a mais indicada, devendo ser iniciada 12 horas antes da cirurgia e mantida até 72 horas após.
Uma mulher, com 50 anos de idade e utilizando cumarínico, necessita de uma cirurgia em caráter de emergência. Qual a conduta adequada para neutralização imediata dos efeitos cumarínicos?
Homem com 22 anos procura atendimento por sentir dor no joelho direito. Refere que o quadro iniciou há 2 semanas, após uma partida de futebol, e informa uma sensação de instabilidade do membro inferior direito. A dor não se intensifica com a manobra da gaveta anterior. Qual a causa mais provável?
Considere as afirmações abaixo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). I - Mulheres são 2 vezes mais vulneráveis do que seus parceiros masculinos para adquirirem gonorreia, clamídia, hepatite B e cancro mole após exposição única; II- Fazem parte do diagnóstico diferencial de úlceras genitais: sífilis, difteria, Doença de Crohn, tuberculose e donovanose; III- A mulher pode ser portadora assintomática de cancro mole. É necessário realizar punção do bubão com agulha grossa para diagnóstico etiológico e tratamento adequado. Qual a alternativa correta?
São contraindicações absolutas para o uso de DIU, exceto:
Compartilhar