Sobre os riscos de infecção como complicação de procedimentos cirúrgicos potencialmente contaminados em pacientes com idade avançada, assinalar a alternativa CORRETA.
A
Antibioticoprofilaxia não está indicada.
B
O emprego de esquema tríplice (cefalosporina de segunda geração, metronidazol e gentamicina) é a escolha padrão.
C
Antibioticoprofilaxia pode ser iniciada 2 horas antes do procedimento e mantida até o momento da indução anestésica, seguindo-se ,se necessário, mais uma ou duas doses pós-operatórias.
D
O esquema antibiótico não pode ser suspenso antes da alta, pelo risco de infecção hospitalar.
E
A associação de ampicilina e sulbactam é a mais indicada, devendo ser iniciada 12 horas antes da cirurgia e mantida até 72 horas após.
Outras questões
Um adolescente na fase do estirão puberal, sexo masculino, com atividade esportiva, começa a apresentar progressivamente dor abaixo da patela que vem piorando a cada dia e com melhora relativa com o repouso. Ao exame físico, apresenta uma elevação na tuberosidade tibial. Foram realizadas infiltrações com anestésicos e corticoides sem melhora. O diagnóstico provável é:
Paciente de 18 meses apresenta quadro de diarreia importante caracterizada por fezes sanguinolentas, vômitos, dor abdominal difusa, com duração de 10 dias, necessitando de hidratação venosa. No decurso do tratamento, os exames laboratoriais solicitados denotaram o aparecimento de anemia, hematúria, proteinúria e o paciente caminhou para um quadro de oligoanúria. Qual a sua suspeita diagnóstica?
São medidas preventivas da Tuberculose a quimioprofilaxia e a Vacina BCG. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta:
Mulher de 73 anos de idade procura seu consultório com história clínica de sangramento digestivo baixo. Relata que há três meses vem apresentando sangramento às evacuações. Nega alteração no hábito intestinal. Qual a sequência preferencial na investigação diagnóstica?