Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Sobre os riscos de infecção como complicação de procedimentos cirúrgicos potencialmente contaminados em pacientes com idade avançada, assinalar a alternativa CORRETA.

A
Antibioticoprofilaxia não está indicada.
B
O emprego de esquema tríplice (cefalosporina de segunda geração, metronidazol e gentamicina) é a escolha padrão.
C
Antibioticoprofilaxia pode ser iniciada 2 horas antes do procedimento e mantida até o momento da indução anestésica, seguindo-se ,se necessário, mais uma ou duas doses pós-operatórias.
D
O esquema antibiótico não pode ser suspenso antes da alta, pelo risco de infecção hospitalar.
E
A associação de ampicilina e sulbactam é a mais indicada, devendo ser iniciada 12 horas antes da cirurgia e mantida até 72 horas após.
A mucormicose é uma infecção grave, de etiologia fúngica, que pode ser fatal devido a uma rápida disseminação da infecção pela capacidade dos fungos em invadir e se propagar dentro dos vasos sanguíneos, resultando em infarto de tecidos acometidos. Aponte a alternativa que NÃO corresponde a essa doença, que está relacionada à população diabética.
Existem várias afecções cirúrgicas localizadas na região inguinal em pacientes pediátricos relacionadas ao conduto peritoneovaginal. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
Sobre o triângulo de Calot é correto afirmar que:
O urinoma (extravasamento de urina perirenal associado a trauma renal):
Compartilhar