Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Sobre os tumores hepáticos benignos, é correto afirmar que:

A
adenoma está associado ao uso de contraceptivos orais.
B
a hiperplasia nodular focal é encontrada tipicamente em indivíduos do sexo masculino de meia-idade.
C
é comum a rotura espontânea dos hemangiomas.
D
a transformação de um adenoma para carcinoma hepatocelular não ocorre.
Sobre as poliposes e os tumores do cólon é correto afirmar: I - a síndrome de Peutz-Jeghers acomete o intestino delgado, sendo provocada por pólipos adenomatosos com alto potencial de malignização. II - doenças como a retocolite ulcerativa e o megacólon são fatores de risco para o carcinoma coloretal. III - a polipose familiar é formada por adenomas com alto potencial maligno. IV - As síndromes de Gardner e de Turcot são formadas por hamartomas sem potencial de malignidade.
Paciente de 25 anos com história de dor torácica súbita, encontra-se chocado (PA de 70/30 mmHg e frequência cardíaca de 120 bat/min) com enfisema subcutâneo na região cervical, sem lesões aparentes dos lábios ou da boca. Qual seria a principal suspeita diagnóstica:
Os indivíduos com síndrome coronariana aguda (SCA) representam um espectro de pacientes, desde aqueles com angina instável até aqueles com infarto do miocárdio sem elevação do segmento ST. Com base nisso responda a alternativa incorreta.
Paciente de sessenta anos de idade, com mãe falecida de câncer de mama, apresenta tumor mamário com descarga papilar serosa espontânea. Qual a melhor orientação para o diagnóstico?
Compartilhar