Questões na prática

Pediatria

Ortopedia

Sobre os tumores ósseos malignos, é CORRETO afirmar que:

A
A localização mais comum do osteossarcoma é a diáfise dos ossos longos, principalmente do úmero.
B
O tratamento atual do osteossarcoma consiste apenas em poliquimioterapia.
C
O grau de necrose tumoral após quimioterapia não influencia no prognóstico de sobrevida dos doentes.
D
O sarcoma de Ewing pode cursar com leucocitose e aumento do VHS.
E
O mieloma múltiplo é o tumor primário ósseo maligno menos frequente.
Primigesta, 26 anos, 19 semanas de gestação, procurou o pronto-socorro obstétrico com cefaleia frontal intensa, escotomas cintilantes e edema generalizado. Refere pré-natal até o momento sem intercorrências com exames rotineiros todos normais. Nega história pregressa e familiar de hipertensão arterial e nefropatia. Ao exame: PA= 160/120 mmHg, altura uterina de 15 cm, frequência cardíaca fetal de 140 bpm, edema palpebral e em mãos. Exames complementares: ácido úrico = 6,5 g/dl, ?ta reagente urinária = proteínas 3+ . Em relação ao caso acima, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que indica corretamente o antígeno da vacina citada e seu esquema vacinal, conforme o calendário para Vacinação de Crianças, do Programa Nacional de Imunizações do Brasil.
No que se refere ao partograma e ao diagnóstico dos partos distócicos, podemos afirmar: I - o partograma é considerado um instrumento que reduz os riscos de morte perinatal e incidência de trabalho de parto prolongado. II - a fase ativa prolongada manifesta-se com dilatação progressiva, porém lenta demais, com velocidade inferior a 1 cm por hora, ultrapassando facilmente a linha de alerta e podendo atingir a linha de ação. III - a parada secundária da dilatação caracteriza-se pela persistência da mesma dilatação, evidenciada por dois toques consecutivos com intervalo de 2 horas, e também pode atingir as linhas de alerta e de ação. Qual a alternativa correta?
Adolescente negro comparece ao setor de emergência de um hospital geral, acompanhado pela mãe, com queixas de “cansaço e sensação de fraqueza nos músculos”. Informa que alguns dias antes apresentou manchas vermelhas, principalmente nos braços e nas pernas, precedidas por intensa ruborização de ambas hemifaces. Tais manifestações não determinaram sintoma algum e desapareceram espontaneamente. Informa também ser portador de uma hemopatia crônica. Ao exame físico, são bem evidentes palidez da mucosa conjuntival e escleróticas ictéricas. A partir exclusivamente de tais informações, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente: principal hipótese diagnóstica da doença ocorrida anteriormente à consulta, agente etiológico dessa referida doença e principal hipótese para as manifestações correntes que motivaram a consulta.
Compartilhar