Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Sobre prolapso dos órgãos pélvicos, assinale o grupo de assertivas totalmente corretas: 1- As estruturas de sustentação pélvica incluem: os músculos e o tecido conjuntivo do assoalho pélvico, o tecido fibromuscular da parede vaginal e o tecido conjuntivo endopélvico. 2- Considerando os acessos para a correção cirúrgica das distopias, somente são usadas as vias vaginal e laparoscópica. 3- O reparo para vaginal consiste em refixar o sulco vaginal lateral à fáscia do músculo obturador interno e arco tendíneo da fáscia pélvica. 4- O hiato genital é medido do centro do meato uretral externo até à linha média himenal (classificação POP-Q). 5- O corpo perineal é medido da linha média himenal até a junção cutâneo-mucosa.

A
1, 4 e 5.
B
3, 4 e 5.
C
5, 3 e 2.
D
1, 3 e 5.
E
1, 3 e 4.
Paciente jovem deu entrada no pronto socorro com quadro de cólica renal à direita. Rapidamente houve melhora com sintomas com medicação e a tomografia computadorizada revelou cálculo de 5 mm no ureter proximal/médio com pouca dilatação das vias urinárias. Qual a melhor conduta inicial a ser seguida?
As infecções viróticas compreendem 80 a 90% dos casos de infecção de vias aéreas superiores na criança. Marque a afirmativa CORRETA:
Qual é o tumor mais comum do pâncreas e a sua localização mais frequente?
Marta, 60 anos, refere diagnóstico de DM há 15 anos. Iniciou uso de insulina NPH 20 UI SC, pela manhã há 5 anos. Vem ao consultório com queixa de sudorese fria e mal-estar há 1 hora. Ao exame físico, apresenta-se pálida, hidratada, taquicárdica e rítmica, PA = 150; 100mmHg, sem outras alterações. A melhor conduta é:
Compartilhar