Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Sobre trauma no sistema genitourinário, assinale a alternativa correta:

A
Na secção do pedículo renal (Grau V), geralmente não há hematúria macroscópica.
B
O mecanismo de desaceleração tem pouca relação com lesão renal no trauma.
C
O ferimento penetrante é o trauma renal mais comum, sendo seu tratamento cirúrgico.
D
O exame diagnóstico na chegada de um paciente com suspeita de lesão de uretra anterior é a urografia excretora.
E
O tratamento adequado ao paciente vítima de politraumatismo, estável hemodinamicamente, com tomografia evidenciando hemorragia perinefrética com ruptura renal sem lesão hilar é a nefrectomia.
Entre as opções abaixo relacionadas sobre os tumores da tireoide, assinale a alternativa CORRETA:
Com relação ao uso de inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, assinale a alternativa INCORRETA:
Uma adolescente é atendida em um pronto-socorro, em estado geral grave. O médico plantonista constata diagnóstico de gravidez ectópica (tubárea) com hemorragia. A paciente evolui pra um quadro clínico de choque. Nesse caso, qual é a melhor conduta?
Paciente feminina, de 28 anos, relata ter percebido aparecimento de “nodulação no pescoço” há 4 meses, de crescimento progressivo e indolor. Ao se proceder ao exame, delimita-se, pela palpação da tireoide, um nódulo firme , de 3 cm de diâmetro aproximadamente, indolor à palpação. Dado esse quadro, qual exame complementar você escolheria levando em consideração seu maior poder de elucidação diagnóstica, sabendo que o TSH da paciente está normal?
Compartilhar