Sobre trauma no sistema genitourinário, assinale a alternativa correta:
A
Na secção do pedículo renal (Grau V), geralmente não há hematúria macroscópica.
B
O mecanismo de desaceleração tem pouca relação com lesão renal no trauma.
C
O ferimento penetrante é o trauma renal mais comum, sendo seu tratamento cirúrgico.
D
O exame diagnóstico na chegada de um paciente com suspeita de lesão de uretra anterior é a urografia excretora.
E
O tratamento adequado ao paciente vítima de politraumatismo, estável hemodinamicamente, com tomografia evidenciando hemorragia perinefrética com ruptura renal sem lesão hilar é a nefrectomia.
Outras questões
A síndrome antifosfolípide relaciona-se à:
Criança de 8 meses é levada à emergência com quadro de diarreia aguda, sem sangue e com desidratação leve. Com a introdução de soro oral, ocorre um aumento da frequência das evacuações. A conduta deve ser:
Em relação à crise convulsiva febril simples, considere as seguintes afirmações: I - São raras antes dos 5 meses, e após os 5 anos de idade. II - O risco de síndrome de deficit de atenção com hiperatividade está aumentado em 6 vezes nesses pacientes, em relação à população geral. III - Crises curtas, de até 5 minutos de duração, estão associadas à recorrência durante o curso da doença de base. Qual a alternativa correta?
Um homem de 63 anos portador de coronariopatia, dislipidemia e hipertensão arterial inicia uso de enalapril 20mg/dia por recomendação do seu cardiologista. Sua creatinina basal é 1,4mg/dl e rapidamente aumentou para 3,5mg/dl. Esse dado sugere a necessidade de investigação para: