Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Sobre vacinação em criança, marque o correto: I. A vacina tríplice viral não é aplicada com 6 meses de idade. II. Uma criança desnutrida pode e deve receber todas as vacinas de modo mais precoce possível. III. Uma criança desnutrida deve receber somente vacinas bacterianas.

A
Todos os itens estão corretos
B
Todos os itens estão incorretos
C
Os itens II e III estão corretos
D
Os itens I e II estão corretos
E
Somente o item I está correto
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas, quanto aos critérios diagnósticos da Síndrome Hepatorrenal: I. Presença de Doença hepática aguda ou crônica, com insuficiência hepática avançada e hipertensão portal. II. Concentração de creatinina plasmática superior a 1,5mg/dl que se eleva rapidamente em dias ou semanas, III. Ausência de qualquer outra causa de doença renal, IV. Ausência de melhora da função renal, após expansão de volume com albumina na dose de 1g/kg de peso por dia até 100 g/dia, pelo menos por 48 horas depois da retirada dos diuréticos.
Dados maternos: 15 anos / 04 consultas de pré-natal/ DUM: 30/03/2015 / USG (11/05/2015): 8 semanas. Doença hipertensiva específica da gestação (DHEG), em uso de metildopa 250 mg 8/8 h nas últimas 2 semanas. Nega outras patologias na gestação. Uso de sulfato ferroso e ácido fólico na gestação. Sorologias 2º trimestre: HIV, VDRL, Hepatite B e C, Toxoplasmose - negativas. Rubéola e CMV imune. Dados do parto: Data: 02/12/2015 22h Parto Cesárea/DHEG Amniorrexe: 24h Peso nascimento: 1980g IG (capurro): 37s. Logo ao nascer, o RN foi imediatamente avaliado pelo médico responsável pela assistência em sala de parto, que observou o seguinte quadro: FC: 80 bpm, apnéia, hipotonia generalizada, ausência de reflexos e extremidades cianóticas. Foi mantido calor radiante sobre o RN, posicionada a cabeça de forma adequada e aspirado as vias aéreas, porém, ao final dos primeiros 30 segundos de vida o RN ainda mantinha o mesmo quadro. De acordo com o Programa de Reanimação Neonatal, qual deve ser a próxima conduta do médico?
Paciente de 15 anos de idade, com fadiga, mialgia generalizada, dor de garganta há 3 semanas, com piora importante há cinco dias. O paciente fez uso de amoxicilina por conta própria, sem melhora da dor de garganta, mas com o aparecimento de exantema maculopapular disseminado pela pele. Exame físico: T = 38°C; FC = 110 bpm; PA = 110 x 60 mmHg; hipertrofia e hiperemia das amígdalas, linfadenomegalia cervical anterior e submandibular bilateral com gânglios de 2 a 3 cm, móveis, consistência fibroelástica e dolorosos à palpação. Restante do exame físico inalterado. O provável agente etiológico é:
Um dos itens abaixo NÃO corresponde a sinais de alerta para possível Dengue grave. Qual?
Compartilhar