Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Sophia, 1 ano e 6 meses, é trazida à consulta pela mãe, que refere que há 2 dias a criança acordou com bolinhas vermelhas pelo corpo e febre. Desde então está apática e sem apetite. Ao exame físico apresenta: lesões em diferentes estágios de evolução - máculas, pápulas e algumas vesículas e crostas distribuídas em face, couro cabeludo, mucosa oral e tronco, peso e altura adequados para a idade, temperatura axilar de 37,2°C e restante do exame sem alterações. Qual o diagnóstico mais provável e a conduta no caso acima?

A respeito das hérnias femorais, assinale a assertiva correta.
Mulher com 51 anos de idade é internada devido a falta de ar, tosse e emagrecimento não quantificado, negando febre, dor torácica ou edemas. Há 7 anos mastectomia por Ca, fazendo quimio e radioterapia. Diabética e hipertensa há 12 anos usando IECA. Hipotireoidismo há 1 ano, em uso irregular de 25 mcg de Puran t4. Coração em RR de 3 tempos ( B4). V e FTV abolidos em 2/3 inferiores do hemitórax direito.PA: 110 x 70 mmHg deitada e após 3 minutos de pé; FR: 24 irpm; FC 66 bpm. Ecocardiograma com derrame pericárdico importante e leve disfunção sistólica de VE, sem outras anormalidades de monta. São hipóteses diagnósticas prováveis, EXCETO:
Assinale a alternativa correta.
Recém nascido com 3 dias de vida apresenta conjuntivite com secreção purulenta e abundante e quemose, pálpebras demaciadas, tensas conjuntiva avermelhada. O diagnóstico mais provável da conjuntivite é:
Compartilhar