Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Sr. João de 58 anos faz dosagem de antígeno prostático específico (PSA) e tem elevação progressiva na dosagem do antígeno. Procura o urologista que faz uma biópsia que foi positiva para câncer. Com relação ao câncer de próstata nesta situação podemos afirmar EXCETO:

A
Observa-se uma diminuição na detecção do câncer nas sucessivas biópsias sextantes.
B
Nesses casos está indicado a biópsia por saturação.
C
O uso do PSA livre e total ajuda a classificar os pacientes em grupos de alta ou baixa probabilidade de câncer e assim indicar a repetição ou não da biópsia.
D
A maioria das lesões neoplásicas da próstata se localizam na zona transicional e o achado de hipoecóica nessa área da próstata são altamente suspeitas de neoplasia.
Um paciente de 60 anos, masculino, ex-tabagista de 1 maço de cigarro por dia durante 40 anos, com diagnóstico de câncer de pulmão, procura o serviço de saúde de sua região com sintomas característicos de Síndrome de Veia Cava Superior. Todas as alternativas abaixo compõem essa síndrome, EXCETO:
Lactente de cinco meses com cianose de mucosas, leitos ungueais, que piora com choro e, às vezes com mamadas. Exame físico: entrófica, eupneia, sopro rude em borda esternal esquerda. Radiografia de tórax: ausência de infiltrado pulmonar, hipofluxo pulmonar, área cardíaca de tamanho normal. A hipótese diagnóstica mais provável é:
É uma Síndrome hipotônica e hipercinética caracterizada por movimentos involuntários, rápidos, arrítmicos e incoordenados que desaparecem durante o sono associados à doença Streptocócica:
Um bebê de três semanas do sexo feminino apresenta-se ao Pronto-Socorro com vômitos, falta de apetite e diminuição da produção de urina durante as últimas 24 horas. O bebê provém de parto vaginal a termo, sem complicações perinatais. Ao exame, a criança aparece com hipotermia e desidratado, com fontanela deprimida, preenchimento capilar retardado, taquicardia e hipotensão moderada. O médico também observa clitoromegalia leve e hiperpigmentação da área genital. Exames iniciais revelam o seguinte: Na+ 129 mEq/L, K+ 6,8 mEq/L, Cl- 88 mEq/L. Ureia e creatinina estão dentro dos limites normais. Pressão liquórica à punção lombar e radiografia de tórax são normais. Hemograma, sumário de urina e bioquímica do liquor estão pendentes. Com base nestas informações, o exame mais apropriado para confirmação do diagnóstico é:
Compartilhar