Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Sr. José, 70 anos, com queixa de síncope, tonturas e confusão mental, procura o médico que ao examiná-lo suspeita de lesão obstrutiva de carótida. Qual é o exame complementar considerado “padrão ouro” para o diagnóstico e planejamento cirúrgico da doença carotídea aterosclerótica?

A
Ultrassonografia convencional.
B
ECO-color-doppler (duplex-scan).
C
Ressonância magnética.
D
Arteriografia.
José Maria, 65 anos, desmaiou jogando uma partida de futebol. O SAMU 192 foi acionado e chegou em 10 minutos. Ao exame, ausência de respiração e pressão arterial no ECG asistolia. Foram realizadas manobras de reanimação cardior­repiratória durante 10 minutos, sem que fosse obtido sucesso. Os familiares chegaram assustados e informaram angina há 05 anos e diabetes do tipo 2. Dos quadros relatados abaixo, qual a mais provável causa mortis?
Mulher de 43 anos apresenta abaulamento em região inguinal logo abaixo do ligamento inguinal. Refere que este abaulamento fica doloroso quando realiza esforços físicos e que consegue com dificuldade reduzir o volume através de compressão. Classifique este tipo de hérnia:
Maria Santos, 25 anos, diabética tipo 1, desenvolveu insuficiência renal nos últimos 02 anos. Ainda não faz diálise. Seu hemograma apresenta hb; 9 g/dl ht; 28%. As hemácias são normocrômicas e normocíticas. Qual a causa correta?
D. Raimunda das Dores, faxineira profissional, depois de atarefado dia de faxina, apresentou dor intensa na extremidade distal do Úmero. Qual das estruturas relacionadas abaixo foi a possível causadora do quadro clínico apresentado pela paciente?
Compartilhar