Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Dermatologia

Você vai visitar em casa Sr. José de 94 anos. Ele vem apresentando tosse e emagrecimento há 1 mês. É hipertenso e está em uso regular de captopril com bom controle pressórico. Tabagista há 10 anos de meio maço/dia. Seus últimos exames de sangue demonstram uma elevação da creatinina sérica para 2,0mg/dl (valor máximo = 1,4). Seu exame clínico não apresenta anormalidades. I- Você solicita raio-x de tórax e pesquisa de BAAR no escarro e PPD, para investigar uma provável tuberculose; II- Avalia se a tosse pode ser pelo uso do I-ECA e o substitui por outra classe de anti-hipertensivo; III- No diagnóstico diferencial com tuberculose, suspeita de pneumonia, paracoccicidioidomicose e carcinoma pulmonar; IV- Solicita avaliação da depuração da creatinina. Estão corretas as afirmativas:

A
Apenas I e II.
B
Apenas I e III.
C
Apenas I e IV.
D
I, II e III.
E
Todas as afirmativas.
Com relação ao atendimento de recém-nascidos, considere cada uma das afirmativas abaixo como falsa (F) ou verdadeira (V). ( ) A maior parte dos casos de icterícia no período neonatal apresenta aumento da bilirrubina direta. ( ) Na sepse neonatal tardia, há uma maior incidência de meningite. ( ) O tratamento mais adequado para o céfalo-hematoma é o esvaziamento por punção com agulha grossa. ( ) A fisioterapia precoce pode ser usada na paralisia do plexo braquial. ( ) Uma contagem de reticulócitos de 4% é altamente sugestiva de hemólise. Qual a sequência correta das respostas?
O manejo do paciente acometido de doença ou trauma inclui a dor e a ansiólise. As abordagens inadequadas da sedação e analgesia podem piorar as condições do paciente, levando a um catabolismo, persistente, que pode resultar em sequelas e aumento da mortalidade. Assinale a alternativa que contém situações que se associam ao manejo inadequado da dor aguda.
Recém-nascido (RN) a termo, peso de nascimento de 3 kg, com 18 horas de vida, apresenta-se ictérico com Bilirrubina indireta de 18 mg/dl. A tipagem sanguínea da mãe é O Rh negativo e do RN, A Rh positivo. Coombs direto fracamente positivo. Pré-natal sem intercorrências, mãe informa aborto anterior com necessidade de curetagem, mas não se recorda do uso de nenhuma medicação específica. Em relação à etiologia da icterícia, considere as afirmativas a seguir. I. A icterícia costuma ser precoce e intensificar-se nas primeiras horas, e há intensificação do processo hemolítico em gestações sucessivas. II. Na doença hemolítica por incompatibilidade de Rh, a fototerapia deve ser iniciada imediatamente com controle rigoroso; se houver sinais de piora da hemólise, a exsanguinotransfusão deverá ser realizada. III. O único parâmetro utilizado atualmente para indicação de fototerapia em RN é a dosagem sérica de bilirrubina. IV. A profilaxia com a imunoglobulina anti-D não é recomendada após abortos, independentemente do tempo gestacional, e é ineficaz nos partos cirúrgicos. Assinale a alternativa correta.
Menino, 4 anos, apresenta dificuldade de fitar o olhar, diminuição da reciprocidade social, fala incompreensível e movimentos estereotipados. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar