Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neuropediatria

Emily tem 10 meses e vem para a USF para sua consulta mensal. Ela está no percentil 97 para peso e altura. Quanto ao desenvolvimento, ela já se senta com apoio, mas ainda não engatinha. Durante a consulta, a mãe nega outras alterações e lhe mostra que a bebê bate palminhas.

A
Orienta a mãe de Emily e a encaminha ao neuropediatra para avaliar o atraso no desenvolvimento pessoal e social que vem apresentando.
B
Orienta a mãe a vaciná-la contra Sarampo, rubéola e caxumba e contra febre amarela.
C
Orienta a mãe estimular o desenvolvimento motor de sua filha e lhe demonstra como fazê-lo.
D
Prescreve a reposição terapêutica de ferro na dose de 3 mg/Kg/dia.
E
Indica dieta com restrição calórica para Emily e a encaminha para avaliação neuropediátrica.
Os achados de gasometria de paciente que se encontra na emergência são os seguintes: pH de 7,46, HCO3 de 35mEq/l, PCO2 de 46mmHg e PO2 de 95 mmHg. Estes resultados são compatíveis apenas com:
Considere as assertivas abaixo sobre o tabagismo: I - A exposição ao tabaco associa-se com tromboangeíte obliterante. II - O tabagismo materno está associado à síndrome de morte súbita do recém-nascido. III - O tabagismo acelera o metabolismo de diversos medicamentos. Quais são corretas?
Médico residente sofreu acidente punctório ao realizar gasometria em paciente internado na emergência. Havia feito 3 doses da vacina contra hepatite B há 3 anos, mas nunca fizera teste para anti-HBs. Em razão do acidente, procurou atendimento imediato no serviço de medicina Ocupacional, onde realizou os seguintes exames: anti-HBS, anti-HBC Igm, HBS-Ag, anti-HIV e anti-HCV, todos negativos. Os resultados do paciente fora do acidente foram: teste rápido anti-HIV, HBS Ag, anti-HBS Igm e anti-HCV negativos e anti-HBS superior a 100 mUI/ml. Qual a conduta mais adequada?
São complicações de tireoidectomia, exceto:
Compartilhar