Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Sr. José manteve o quadro de tosse sem expectoração e emagrecimento, apesar de ter seguido suas orientações. Seu raio-x evidenciou um pequeno derrame pleural à direita. A pesquisa de BAAR no escarro foi negativa e o PPD não reator. A família traz, então, o resultado da cultura de escarro pedida pelo Centro de Referência para onde o encaminhou. A cultura foi positiva para M.tuberculosis. Foi-lhe prescrito o esquema I. Você, enquanto médico desta família, orienta-os a:

A
Vacinar a bisneta de Sr. José de 05 meses que não apresenta cicatriz de vacina BCG, apesar de ter recebido a dose ao nascer.
B
Explica que o Sr. José deverá fazer uso de três drogas - Rifampicina, Hidrazina, Etambutol - por um período de 6 meses.
C
Pede exames para familiares para investigar outros possíveis casos na família raio-x de tórax, pesquisa de BAAR no escarro PPD e cultura de escarro.
D
Indica a quimioprofilaxia para a esposa de Sr. José, D. Ana,de 90 anos e em tratamento para neoplasia de mama e cujo teste tuberculínico foi forte reator.
E
A quimioprofilaxia deve ser feita com hidrazida por três meses.
Em relação à otite média aguda em crianças pré-escolares, é correto afirmar:
Recém-nascido pré-termo, sexo masculino, nascido de cesárea eletiva. Idade gestacional 36 semanas e 5 dias, pesando 2790 g, apresentando apgar de 8 e 9 no primeiro e quinto minuto, respectivamente. Logo após o nascimento, evoluiu com tiragem intercostal, gemência e dispneia, necessitando de oxigenioterapia. Realizado raio X de tórax, com presença de líquido nas fissuras interlobares, discreto aumento da área cardíaca e hiperaeração da trama broncovascular. Em relação ao Desconforto Respiratório, é correto afirmar:
Homem, 25 anos, caminhoneiro, relata diarreia e hematoquezia há 6 meses. Obteve melhora inicial com tratamento clínico que não sabe informar. Porém, atualmente queixa-se de eliminação de sangue e muco pelas fezes. No exame físico observa-se hipertermia e emagrecimento. O diagnóstico menos provável dessa condição é:
Paciente no curso da 28ª semana de gestação, com sinais clínicos de trabalho de parto, colo dilatado para 3 cm, feto vivo, bolsa íntegra. Ela é portadora de miastenia gravis. Qual dos fármacos tocolíticos abaixo relacionados é contraindicado?
Compartilhar