Questões na prática

Psiquiatria

Sr. Pedro, 82 anos, procurou seu médico de família com escoriações em mmii e hematoma em face após episódio de queda no banheiro de sua casa. Sr. Pedro vive com Dona Lourdes, 80 anos, 1 filha viúva de 56 anos e 2 netas. Veio à consulta acompanhado pela filha, ela relatou que Dona Lourdes também caíra 2 vezes no último mês. Em relação à queda em pacientes idosos, assinale a alternativa INCORRETA:

A
As quedas representam sério problema para idosos e estão associadas a elevada morbidade.
B
As quedas em idosos estão relacionadas ao aumento do número de institucionalizações precoces.
C
O médico de família deve restringir ao máximo as atividades de Sr. Pedro.
D
Escadas, tapetes, calçados inadequados são causadores frequentes de quedas.
A exposição ao ruído intenso, durante vários anos, pode causar lesões irreversíveis do ouvido médio. A frequência em que se observa no audiograma, a diminuição da sensibilidade auditiva é:
Um homem de 20 anos, previamente saudável, apresenta-se para avaliação queixando-se de aumento indolor de volume na bolsa escrotal à direita. Ao exame físico, uma massa firme e indolor é encontrada na região. Em relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:
Uma criança de três anos de idade evolui com quadro de dispneia aos esforços. O exame físico revela ritmo cardíaco regular, taquicárdico (FC: 120 bat/min), desdobramento fixo da segunda bulha e sopro mesossistólico ejetivo (+/++/4+) em foco pulmonar. O ECG evidencia sobrecarga de câmaras direitas e o RX de tórax mostra presença de cardiomegalia (++/4+) e sinais de hiperfluxo pulmonar. Nesse caso, qual é o provável diagnóstico?
Associe as incisões abdominais (coluna da esquerda) às patologias cirúrgicas (coluna da direita) para as quais são mais adequadas. 1- Incisão subcostal bilateral (Chevron); 2- Incisão pararretal interna (Lennander); 3- Incisão transversa suprapúbica (Pfannenstiel); 4- Incisão transversa parcial infraumbilical (Davis); 5- Incisão transversa supraumbilical (Sprengel). ( ) Colecistite aguda; ( ) Apendicite aguda; ( ) Miomatose uterina. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Compartilhar