Questões na prática

Psiquiatria

Sr. Pedro, 82 anos, procurou seu médico de família com escoriações em mmii e hematoma em face após episódio de queda no banheiro de sua casa. Sr. Pedro vive com Dona Lourdes, 80 anos, 1 filha viúva de 56 anos e 2 netas. Veio à consulta acompanhado pela filha, ela relatou que Dona Lourdes também caíra 2 vezes no último mês. Em relação à queda em pacientes idosos, assinale a alternativa INCORRETA:

A
As quedas representam sério problema para idosos e estão associadas a elevada morbidade.
B
As quedas em idosos estão relacionadas ao aumento do número de institucionalizações precoces.
C
O médico de família deve restringir ao máximo as atividades de Sr. Pedro.
D
Escadas, tapetes, calçados inadequados são causadores frequentes de quedas.
Casal com aids, em tratamento, leva os filhos gêmeos de quatro anos para vacinação, um deles não infectado pelo HIV. O esquema vacinal contra poliomielite a ser administrado é:
Dentre os exemplos citados, escolha aquele que usualmente evolui com mononeuropatia múltipla e predileção pelo envolvimento do facial.
Pré-escolar, 5 anos, chega ao pronto-socorro com história de febre e diarreia há 48 horas. Ao exame físico apresenta-se irritado, olhos fundos e com enchimento capilar lentificado (4 segundos). Segundo o Manual de Assistência e Controle das Doenças Diarreicas (Ministério da Saúde/Brasil), a conduta adequada neste caso é:
São indicações definitivas de intubação traqueal todos os recém-nascidos abaixo, EXCETO:
Compartilhar