Questões na prática

Psiquiatria

Sr. Pedro, 82 anos, procurou seu médico de família com escoriações em mmii e hematoma em face após episódio de queda no banheiro de sua casa. Sr. Pedro vive com Dona Lourdes, 80 anos, 1 filha viúva de 56 anos e 2 netas. Veio à consulta acompanhado pela filha, ela relatou que Dona Lourdes também caíra 2 vezes no último mês. Em relação à queda em pacientes idosos, assinale a alternativa INCORRETA:

A
As quedas representam sério problema para idosos e estão associadas a elevada morbidade.
B
As quedas em idosos estão relacionadas ao aumento do número de institucionalizações precoces.
C
O médico de família deve restringir ao máximo as atividades de Sr. Pedro.
D
Escadas, tapetes, calçados inadequados são causadores frequentes de quedas.
Qual das alternativas é a contraindicação formal para o uso de inibidores da fosfodiesterase no tratamento da disfunção erétil?
Mulher, 35 anos, vítima de atropelamento por ônibus, é submetida à drenagem torácica por pneumotórax à esquerda, em cujo frasco há intenso borbulhamento. Ao exame, percebe-se ausência de reexpansão pulmonar. Radiograma de controle mostra colabamento do pulmão esquerdo. A administração de 2 litros de cristaloides aquecidos não melhora as condições hemodinâmicas. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável?
Cynara, 30 anos, gesta II para I, hipertensa e diabética tipo I. Está na 8ª semana de gestação e apresenta sangramento de pequena quantidade e cólicas discretas há 3 dias, que cessaram hoje cedo pela manhã. A ultrassonografia realizada há 2 semanas evidenciou gestação tópica com embrião de 6 semanas e batimentos cardíacos presentes. Ao exame especular apresenta sangramento vaginal muito discreto e, ao toque, útero aumentado de tamanho (+/- 10cm) e colo fechado. Na primeira gestação, Cynara teve parto prematuro na 31ª semana de gravidez e traz o relatório da internação daquela ocasião. Há referência a uma medicação utilizada na tocólise, sendo considerada a possibilidade de associação do uso desse fármaco ao desfecho da gravidez. A provável medicação é:
O tratamento mais eficaz para demência associada ao HIV é:
Compartilhar