Sr. Pedro, 82 anos, procurou seu médico de família com escoriações em mmii e hematoma em face após episódio de queda no banheiro de sua casa. Sr. Pedro vive com Dona Lourdes, 80 anos, 1 filha viúva de 56 anos e 2 netas. Veio à consulta acompanhado pela filha, ela relatou que Dona Lourdes também caíra 2 vezes no último mês. O médico de família realizou a avaliação funcional de Sr. Pedro. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a avaliação funcional da visão e audição do paciente idoso.
A
A presbiacusia, pela perda progressiva da audição de alta frequência é a causa mais comum de deficiência auditiva.
B
A audição pode ser avaliada através do teste de Jaeguer.
C
O processo normal do envelhecimento está associado a uma diminuição da acuidade visual devido a alterações fisiológicas das lentes oculares.
D
O tratamento com aparelho de surdez melhora o funcionamento social, emocional comunicativo e cognitivo do idoso.
Outras questões
Paciente com 17 anos de idade, primípara, encontra-se no 7º dia pós-parto e permanece internada no alojamento conjunto, acompanhando seu recém-nascido, em tratamento de sepse neonatal. Nesse período, a paciente começa a apresentar quadro de insônia, delírios de grandeza, alternados com manifestações paranoides. Diz que ouve vozes e vê sombras que querem pegá-la e trocar seu bebê. Durante o dia, apresenta agitação psicomotora ininterrupta. Ela não apresenta nenhum sintoma associado a infanticídio ou ideário negativo em relação à sua maternidade, mas diz que prefere morrer a ser "pega pelas sombras". A família nega qualquer quadro anterior semelhante. Baseado na sintomatologia apresentada, o diagnóstico é:
Sobre a litíase urinária, considere as seguintes alternativas: 1. A composição da litíase urinária coraliforme geralmente é estruvita e na maioria das vezes está associada à infecção urinária por germe produtor de urease. 2. A nefrolitotripsia percutânea é um tratamento eficaz para os cálculos renais maiores que 3 cm. 3. A ureterolitotripsia apresenta excelentes resultados para o tratamento dos cálculos de ureter inferior não infectados, na falha do tratamento clínico. 4. A litotripsia extracorpórea por ondas de choque pode ser utilizada como primeira escolha de tratamento para todos os cálculos renais, mesmo que na vigência de infecção urinária. 5. Os cálculos de bexiga geralmente são secundários. Assinale a alternativa CORRETA:
No tratamento de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB):
Menino de 2 anos, usuário de fraldas, assintomático, teve o diagnóstico de fimose confirmado durante consulta pediátrica de rotina. Diante desse quadro, qual a conduta mais adequada?