Sr. Pedro, 82 anos, procurou seu médico de família com escoriações em mmii e hematoma em face após episódio de queda no banheiro de sua casa. Sr. Pedro vive com Dona Lourdes, 80 anos, 1 filha viúva de 56 anos e 2 netas. Veio à consulta acompanhado pela filha, ela relatou que Dona Lourdes também caíra 2 vezes no último mês. O médico de família realizou a avaliação funcional de Sr. Pedro. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a avaliação funcional da visão e audição do paciente idoso.
A
A presbiacusia, pela perda progressiva da audição de alta frequência é a causa mais comum de deficiência auditiva.
B
A audição pode ser avaliada através do teste de Jaeguer.
C
O processo normal do envelhecimento está associado a uma diminuição da acuidade visual devido a alterações fisiológicas das lentes oculares.
D
O tratamento com aparelho de surdez melhora o funcionamento social, emocional comunicativo e cognitivo do idoso.
Outras questões
Pré-escolar do sexo masculino, com três anos de idade, foi levado por sua mãe ao posto de saúde com relato de tosse persistente, obstrução nasal e dermatite atópica há dois anos, que pioram com mudança do clima. Relata ainda falta de ar e chiado no peito à noite, semanalmente, que alivia após nebulização com broncodilatador. Segundo a mãe, ele tem tosse e cansaço praticamente todo dia. Refere que a criança já foi internada na UTI duas vezes devido à crise grave de asma. O pai tem asma, a mãe e a irmã rinite alérgica. Ao exame físico, verificou-se estar à criança emagrecida, com discreto aumento da região esternal, obstrução nasal, e presença à ausculta pulmonar de esforço expiratório e discreta sibilância. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta:
Paciente de 34 anos de idade, é atendido com quadro de dor abdominal em cólica localizada no hipocôndrio direito e epigástrio irradiada para dorso associada a náuseas, vômitos e febre de 38,3° C. Ao exame físico, apresenta-se com fácies de dor, levemente taquidispnéica com FC 100 bpm. No exame do abdome, observa-se discreta distensão abdominal, dor a palpação de hipocôndrio direito com sinal de Murphy presente. Qual diagnóstico mais provável desse paciente?
Paciente de sessenta anos de idade, com mãe falecida de câncer de mama, apresenta tumor mamário com descarga papilar serosa espontânea. Qual a melhor orientação para o diagnóstico?
Um pedreiro de 48 anos de idade, desempregado, apresentando tosse há mais de quatro semanas, fez exame de escarro e o resultado foi baciloscopia positiva (++/++++). Refere ter interrompido tratamento para tuberculose há aproximadamente oito meses, por ter se sentido melhor. Considerando as normas do Programa Nacional de Controle de Tuberculose, assinale a alternativa correta.