Questões na prática

Otorrinolaringologia

Sr. Pedro, 82 anos, procurou seu médico de família com escoriações em mmii e hematoma em face após episódio de queda no banheiro de sua casa. Sr. Pedro vive com Dona Lourdes, 80 anos, 1 filha viúva de 56 anos e 2 netas. Veio à consulta acompanhado pela filha, ela relatou que Dona Lourdes também caíra 2 vezes no último mês. O médico de família realizou a avaliação funcional de Sr. Pedro. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a avaliação funcional da visão e audição do paciente idoso.

A
A presbiacusia, pela perda progressiva da audição de alta frequência é a causa mais comum de deficiência auditiva.
B
A audição pode ser avaliada através do teste de Jaeguer.
C
O processo normal do envelhecimento está associado a uma diminuição da acuidade visual devido a alterações fisiológicas das lentes oculares.
D
O tratamento com aparelho de surdez melhora o funcionamento social, emocional comunicativo e cognitivo do idoso.
Que eletrólito é mais importante na reposição do grande queimado ? Referência: MARCONDES, E. Pediatria Básica - tomo II - São Paulo: Sarvier, 2003
Na torção testicular podemos AFIRMAR que: Referência: SCHWARTZ, S. I. , SHIRES, T. , SPENCER, F. C. Princípios de Cirurgia. Rio de Janeiro. Editora Guanabara-Koogan. 2003.
Mulher 29 anos, apresenta ferimento em úlcera no nariz que se iniciou pequena, arredondada, profunda e com borda avermelhada, crescendo progressivamente. Não teve redução com o uso de medicamentos cicatrizantes comuns. Refere ter visitado Santarém e arredores há cerca de três meses. Após suspeita houve identificação do parasito em esfregaço da raspadura da lesão e teste de Montenegro positivo. O exame a ser realizado e o tratamento de primeira escolha é:
Uma paciente feminina, 70 anos de idade, procura a emergência, apresentando cefaleia bitemporal pulsátil contínua, astenia, escotomas visuais, dificuldade de mastigação, dor à palpação de região temporal e velocidade de hemossedimentação elevada. A conduta indicada para abordagem inicial dessa paciente é:
Compartilhar