Questões na prática

Psiquiatria

Psiquiatria

Sr. Pedro, 82 anos, procurou seu médico de família com escoriações em mmii e hematoma em face após episódio de queda no banheiro de sua casa. Sr. Pedro vive com Dona Lourdes, 80 anos, 1 filha viúva de 56 anos e 2 netas. Veio à consulta acompanhado pela filha, ela relatou que Dona Lourdes também caíra 2 vezes no último mês. Em relação à queda em pacientes idosos, assinale a alternativa INCORRETA:

A
As quedas representam sério problema para idosos e estão associadas a elevada morbidade.
B
As quedas em idosos estão relacionadas ao aumento do número de institucionalizações precoces.
C
O médico de família deve restringir ao máximo as atividades de Sr. Pedro.
D
Escadas, tapetes, calçados inadequados são causadores frequentes de quedas.
Rosa parecia cada vez pior, a morte do seu filho Mateus foi desoladora. Apesar de estar tentando cuidar melhor das crianças, a cada ida ao posto, sua tristeza fica mais aparente. Em uma das vezes que trouxe Ronaldinho, Rosa não aguenta e começa a chorar. Dr. Armando então, percebe que é hora de avaliar melhor a situação. Ao longo da conversa, Rosa explicita suas dificuldades e confessa: "Antes de ontem, comprei um pouco de chumbinho (veneno de rato, altamente tóxico). Mandei os meninos para casa da vizinha e já olhei um lugar mais afastado, perto do açude para que ninguém me visse. Doutor, eu moro só com os meninos [...] não existe ninguém por mim [...] Não vejo a hora disso acabar [...]". Baseado no relato acima, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica e conduta mais adequada:
Em relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), assinale a alternativa correta:
Homem, 45 anos de idade, portador de cálculos na vesícula biliar e dilatação do colédoco, diagnosticados aos exames de imagem, será submetido à colecistectomia videolaparoscópica com colangiografia transoperatória. Em relação à antibioticoprofilaxia neste caso, é CORRETO afirmar que:
Assinale a afirmativa ERRADA sobre o calendário básico de vacinação da criança preconizado pelo Ministério da Saúde:
Compartilhar