Questões na prática

Otorrinolaringologia

Sr. Pedro, 82 anos, procurou seu médico de família com escoriações em mmii e hematoma em face após episódio de queda no banheiro de sua casa. Sr. Pedro vive com Dona Lourdes, 80 anos, 1 filha viúva de 56 anos e 2 netas. Veio à consulta acompanhado pela filha, ela relatou que Dona Lourdes também caíra 2 vezes no último mês. O médico de família realizou a avaliação funcional de Sr. Pedro. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a avaliação funcional da visão e audição do paciente idoso.

A
A presbiacusia, pela perda progressiva da audição de alta frequência é a causa mais comum de deficiência auditiva.
B
A audição pode ser avaliada através do teste de Jaeguer.
C
O processo normal do envelhecimento está associado a uma diminuição da acuidade visual devido a alterações fisiológicas das lentes oculares.
D
O tratamento com aparelho de surdez melhora o funcionamento social, emocional comunicativo e cognitivo do idoso.
Um jovem de 25 anos de idade que foi admitido recentemente em um hospital psiquiátrico com diagnóstico de depressão grave, complicada com psicose, é trazida ao serviço de urgências por piora do estado mental e febre. O paciente é incapaz de proporcionar antecedentes, porque está profundamente confuso e afirma que está em Marte. O psiquiatra informa ao clínico que o paciente iniciou recentemente uso de haloperidal e amitriptilina. Os achados físicos incluem temperatura de 40.6°C, rigidez muscular e pele seca. Iniciam-se medidas de resfriamento e acetaminofen. Qual dos seguintes agentes seria mais adequado neste momento?
Recém-nascido a termo, masculino, peso de nascimento de 3.200 gramas, mãe sem intercorrências durante a gestação. Nasceu em bom estado geral, choro forte, frequência cardíaca > 100 bpm, e não necessitou de manobras de reanimação. Na sala de parto, após os cuidados iniciais, o recém-nascido evoluiu com cianose e dificuldade respiratória que melhorava com o choro. Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para o caso.
Paciente do sexo masculino, 55 anos, proveniente do interior do Amazonas, procura o ambulatório médico com queixa de "olhos amarelos". Apresenta história de icterícia progressiva com evolução de cerca de 2 meses, associada a mal estar geral, fraqueza e prurido. Refere ter perdido 18 kg no período, já que tinha muitos vômitos e apresentava plenitude pós-prandial quando ingeria sólidos. Queixa, ainda, dor no dorso de moderada intensidade. Ao exame físico apresentava-se ictérico ++++/4, emagrecido, desidratado, com abdome plano, flácido, com massa palpável indolor em HD. Referente ao diagnóstico do caso acima, assinale a alternativa correta:
Criança com 9 anos de idade apresenta febre irregular, associada a emagrecimento progressivo, palidez cutâneo-mucosa e hepatoesplenomegalia. Possui quadro clínico arrastado, com mais de dois meses de evolução associado ao comprometimento do estado geral. Os exames complementares estão alterados e, no exame sorológico, os títulos de anticorpos específicos são elevados. O diagnóstico inicial de suspeição seria:
Compartilhar