Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Dermatologia

Dermatologia

Sueli, 25 anos, vem apresentando fraqueza muscular, irregularidade menstrual e aumento de peso. Ao exame físico, apresenta-se levemente hipertensa, obesa, estrias abdominais, acne e hirsutismo. A hipótese diagnóstica é:

A
hipoaldosteronismo hiporeninêmico
B
insuficiência adrenal
C
Síndrome de Cushing
D
aldosteronismo primário
E
hipotireoidismo
Sr. José está em uso de esquema I para tuberculose há 2 semanas e a filha lhe pede uma consulta domiciliar pois o pai está com pouco apetite, sonolento e vomitando. Ao exame, ele está emagrecido, ictérico (+2/4+), eupneico, normotenso, sonolento, mas o reconhece e refere muito mal estar. Seus últimos exames, feitos há 1 mês, demonstram enzimas hepáticas normais e elevação da creatinina sérica. Você, então:
São considerados critérios para internação de pacientes queimados, queimaduras de:
São fatores de risco para osteoporose, exceto:
A amenorreia primária resultante de hipogonadismo hipogonadotrófico ocorre: I - quando o hipotálamo falha em secretar adequadamente o hormônio de gonadotrofinas (GnRH); II - quando a alteração da hipófise resulta em produção ou liberação inadequadas de gonadotrofinas hipofisárias; III - quando a produção ovariana de estradiol não é suficiente para fazer o feedback negativo com FSH. Qual a alternativa correta?
Compartilhar