Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Taquicardia, arritmia, sudorese, pele quente, intolerância ao calor, emagrecimento, exoftalmia, são achados frequentes em:

A
Síndrome de Sheehan.
B
Graves-Basedow.
C
Feocromocitoma.
D
Klinefelter.
E
Ovários Policísticos.
Mulher, 54 anos, com aparecimento de lesão ulcerada há um ano em terço distal da face medial da perna direita de crescimento progressivo (figuras abaixo). Relata ainda que a úlcera é muito exsudativa e dolorosa, principalmente quando fica por longos períodos em pé, com melhora da dor ao repouso. Possui hipertensão arterial bem controlada em uso de atenolol. A temperatura local é sempre aumentada em relação ao lado contralateral e tem hiperestesia próximo à lesão. Apresenta também dermatofibrose e pulsos distais de difícil palpação pela fibrose local. Qual a provável etiologia desta lesão?
No mecaniasmo de ação dos anticoncepcionais orais, o bloqueio da ovulação dá-se por inibição da secreção de: I. LH pelo progestogênio. II. LH pelo estrogênio. III. FSH pelo estrogênio. IV. FSH pelo progestogênio. Estão corretos somente os itens:
Zezinho, 3 anos, 10 quilos, 98 centímetros de estatura, com fezes amolecidas, de aspecto gorduroso e anorexia, apresentou um exame cujo diagnóstico foi Giardíase.
Pré-escolar de dois anos e meio, sexo masculino, é levado a consulta pediátrica e a mãe solicita encaminhamento para testar a audição, pois acha que seu filho não responde quando chamado. O paciente fala poucas palavras de difícil compreensão, interage pouco com outras pessoas, mesmo com os familiares diretos, apresenta movimentos repetitivos do tronco, explora pouco os brinquedos e apresenta bruxismo acentuado. Exame físico: irritabilidade, sem contato visual com o examinador. A principal hipótese diagnóstica é:
Compartilhar