Tercigesta, com seis semanas, refere dor em baixo ventre e sangramento vaginal há três horas, associados a vômitos e dor no ombro direito. Exame físico: palidez cutâneo-mucosa, taquicardia e pressão arterial de 80 / 40 mmHg, presença de pequena quantidade de sangue em fundo de saco vaginal e dor a mobilização de colo uterino. A hipótese diagnóstica mais provável é:
A
gravidez ectópica.
B
apendicite aguda.
C
doença inflamatória pélvica.
D
descolamento cório-amniótico.
E
aborto infectado.
Outras questões
As manobras ou testes de Barlow e Ortolani são importantes para o diagnóstico da Displasia de Desenvolvimento do Quadril (DDQ). Qual das afirmativas abaixo sobre essas manobras ou testes é a correta?
A estratégia cirúrgica prevista para torção testicular de até 4 horas de evolução é distorcer e:
Oito dias após um quadro viral com poucos sintomas respiratórios, pré-escolar de quatro anos apresentou dores abdominais muito intensas seguidas de vômitos persistentes, algumas vezes biliosos. Duas semanas após esse quadro, seu pediatra palpou uma massa em mesogástrio, pouco móvel, com aproximadamente 8 cm de diâmetro. O exame indicado e o provável diagnóstico são, respectivamente:
Escolar de sete anos, sexo masculino, com asma grave sem acompanhamento regular, é levado ao ambulatório por apresentar claudicação intermitente observada há aproximadamente um mês. Refere dor na região coxofemoral com irradiação em direção à patela. Exame físico: afebril; limitação da mobilização do membro inferior direito, principalmente da abdução coxofemoral sem sinais de flogose. Radiografia de quadril: osteosclerose da cabeça do fêmur e achatamento da epífise. Este quadro é compatível com: