Tereza, 19 anos, primigesta, inicia pré-natal na 25ª semana de gestação. Faz exames: grupo sanguíneo O Rh negativo, Du negativo, Coombs indireto: 1:16. Relata febre, astenia e discreto exantema generalizado em torno da 10ª semana de gestação, que involuíram espontaneamente. Não procurou atendimento médico à época. Diante do resultado do teste de Coombs indireto, a propedêutica mais indicada é:
A
repetir o teste de Coombs e, caso haja aumento da titulação, programar interrupção na 28ª semana de gestação.
B
acompanhar o pico de velocidade sistólica máxima com a Dopperfluxometria da artéria cerebral média do feto.
C
realizar genotipagem fetal através de células do líquido amniótico.
D
providenciar transfusão intravascular em caso de hematócrito fetal < 35%.
Outras questões
Das cardiopatias congênitas qual se manifesta com maior frequência com insuficiência cardíaca?
Para tratamento de ferimento na região palmar hipotênar da mão, o bloqueio mais adequado deve ser empreendido no nervo:
Qual a variável com maior probabilidade de estar elevada, após colecistectomia videolaparoscópica sem intercorrências, devido ao pneumoperitônio por CO2:
Sobre câncer de canal anal, identifique as afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F): ( ) O tipo histológico menos comum é o espinocelular e o cloacogênico, observado em 30% dos casos. ( ) O carcinoma espinocelular é mais comum em homens aproximadamente 3:1. ( ) O 5-fluoracil é o quimioterápico mais utilizado no tratamento. ( ) Radioterapia tem boa resposta no tratamento com dose de 4 500 e 5 500 gy divididos em 5 semanas. ( ) A ressecção local pode ser indicada nos tumores menores que 2cm de diâmetro. Está correta a alternativa: