Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Tereza, 19 anos, primigesta, inicia pré-natal na 25ª semana de gestação. Faz exames: grupo sanguíneo O Rh negativo, Du negativo, Coombs indireto: 1:16. Relata febre, astenia e discreto exantema generalizado em torno da 10ª semana de gestação, que involuíram espontaneamente. Não procurou atendimento médico à época. Como Tereza iniciou o pré-natal tardiamente, perdeu-se a oportunidade de realizar ultrassonografia transvaginal para avaliação de marcadores não invasivos biofísicos de doenças cromossomiais do feto. A opção que NÃO representa tais marcadores é:

A
translucência nucal
B
doppler do ducto venoso
C
implantação placentária
D
osso nasal
A depressão é doença frequente, de curso crônico e recorrente. Sobre esse tema, considere as afirmativas a seguir. I. Depressões leves devem ser tratadas com antidepressivos, pois estes apresentam eficácia 4 vezes superior à do placebo. II. Antes de se iniciar um tratamento antidepressivo é importante tentar afastar o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar. III. Os antidepressivos tricíclicos têm mais chance de serem prescritos nas doses recomendadas do que os inibidores seletivos da recaptação da serotonina. IV. Diferentes antidepressivos têm eficácia semelhante para a maioria dos pacientes, variando em relação ao perfil de eventos adversos. Assinale a alternativa correta.
Lactente de sete meses de idade é atendido na UBS com quadro clínico de rinorreia, tosse seca e diminuição do apetite há três dias. Exame físico: sem distermia, reativa, FR = 32 irpm e sem tiragem. Verifica-se na Caderneta de Saúde da Criança a seguinte cobertura vacinal: ao nascimento: BCG e a 1ª dose da vacina anti-HVB; 1 mês: 2ª dose da anti-HVB; 2 meses: 1ª dose de vacina tetravalente (DPT+Hib), a 1ª dose de vacina oral contra pólio (VOP) e a 1ª dose de vacina oral de contra rotavírus Humano (VORH). Ausência de cicatriz vacinal pós-BCG. Diante do exposto, quais vacinas o lactente deve receber na oportunidade para compensar as oportunidades desperdiçadas no que se refere ao Calendário Básico de Vacinação do Ministério da Saúde?
Assinale a afirmação correta com relação ao crescimento e desenvolvimento do adolescente.
Um jovem de 18 anos, masculino, desenvolveu calafrios, febre e edema articular doloroso unilateral. Qual teste seria mais apropriado, a fim de ajudar a fazer o diagnóstico?
Compartilhar