Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Tereza, 19 anos, primigesta, inicia pré-natal na 25ª semana de gestação. Faz exames: grupo sanguíneo O Rh negativo, Du negativo, Coombs indireto: 1:16. Relata febre, astenia e discreto exantema generalizado em torno da 10ª semana de gestação, que involuíram espontaneamente. Não procurou atendimento médico à época. Como Tereza iniciou o pré-natal tardiamente, perdeu-se a oportunidade de realizar ultrassonografia transvaginal para avaliação de marcadores não invasivos biofísicos de doenças cromossomiais do feto. A opção que NÃO representa tais marcadores é:

A
translucência nucal
B
doppler do ducto venoso
C
implantação placentária
D
osso nasal
Paciente com 70 anos, sexo masculino, DBPOC, havia operado hérnia inguinoescrotal aos 55 anos e agora nota abaulamento aos esforços, em região inguinal direita, indo até o escroto. Segundo a classificação de Nyhus, qual o tipo de hérnia que esse paciente possui?
São fatores de risco para o câncer gástrico: I- contato com asbestos II- alimentos defumados III- vegetais IV- vitamina C V- Helicobacter Pylori Estão corretas:
São desvantagens da cirurgia videolaparoscópica, EXCETO:
Paciente, oito anos de idade, sexo feminino, apresentou há 2 semanas quadro de febre e astenia, acompanhada de artralgia, em articulações dos joelhos, tornozelos e cotovelos, impedindo os movimentos, houve melhora com sintomáticos. Desde o dia anterior, tem movimentos espontâneos incoordenados, que melhoram no repouso. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar