Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Tereza, 19 anos, primigesta, inicia pré-natal na 25ª semana de gestação. Faz exames: grupo sanguíneo O Rh negativo, Du negativo, Coombs indireto: 1:16. Relata febre, astenia e discreto exantema generalizado em torno da 10ª semana de gestação, que involuíram espontaneamente. Não procurou atendimento médico à época. Newton, filho de Tereza, nasceu com Apgar 6 e 7 no primeiro e no quinto minuto de vida. Peso 1900 g (percentil <3), comprimento 43 cm (percentil <3), perímetro cefálico 32 cm (percentil 10), idade gestacional pós-natal 34 semanas, grupo sanguíneo A, Rh positivo, Coombs direto positivo. É admitido na Unidade Neonatal com boa vitalidade e respiração espontânea. É importante incluir, nas primeiras 24 horas de internação, o controle de:

A
calcemia, devido à diminuição da demanda metabólica
B
glicemia devido à redução das reservas de glicogênio
C
glicemia devido ao hipoinsulinismo secundário
D
calcemia devido à nesidioblastose fetal
Os seguintes agentes anticonvulsivantes têm eficácia comprovada no tratamento do estado de mal epiléptico em pediatria, com exceção de:
Um jovem dá entrada no pronto-socorro com história de precordialgia típica, após, em uma festa, ter feito uso de cocaína. Qual das opções abaixo NÃO estaria indicada?
Em relação às cardiopatias congênitas, é correto afirmar que:
Paciente de 78 anos, portador de doença de Alzheimer avançada, vem ao pronto-socorro com inapetência, agitação e inversão do ciclo sono-vigília. Ao exame físico, encontra-se hipocorado e desidratado. O abdome possui massa em hipocôndrio esquerdo. Está tarquicárdico e normotenso. Em relação à agitação psicomotora, a melhor conduta é:
Compartilhar