Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Tereza, 19 anos, primigesta, inicia pré-natal na 25ª semana de gestação. Faz exames: grupo sanguíneo O Rh negativo, Du negativo, Coombs indireto: 1:16. Relata febre, astenia e discreto exantema generalizado em torno da 10ª semana de gestação, que involuíram espontaneamente. Não procurou atendimento médico à época. Tereza e seu marido (35 anos) gostariam de receber a vacina contra rubéola da Campanha Nacional de Vacinação e devem ser informados que:

A
ela tem contraindicação devido à amamentação
B
ela já está imunizada, mas ele deverá receber vacina
C
ela deverá receber vacina
D
o marido está fora da faixa etária da campanha
Com relação à Criptorquídia, assinale a alternativa correta.
Criança, na segunda semana de vida, apresenta inicialmente episódios de vômitos não biliosos, que evoluem, na segunda semana, para vômitos em jato. A ultrassonografia demonstra imagem em alvo em topografia duodenal, o que deve corresponder a:
Em relação à hérnia inguinal indireta, assinale a alternativa correta.
Paciente de 5 meses é trazido ao pronto atendimento com coriza, tosse e chiado no peito. A mãe relata que o quadro iniciou-se há dois dias. Refere, ainda, febre de baixa intensidade (sic). A vacinação é regular, e mama seio materno exclusivo. Ao exame físico: FC: 145 bpm; FR: 68 ipm; SpO2 92%; Tax: 37,3ºC. Lactente irritado com obstrução nasal, coriza hialina, apresentando movimentação da cabeça durante os movimentos respiratórios. Otoscopia prejudicada pelo choro. Tórax com tiragem intercostal e subcostal. Sibilos difusos bilaterais. Quais os diagnósticos e o tratamento mais indicados para o caso?
Compartilhar