Tereza, 19 anos, primigesta, inicia pré-natal na 25ª semana de gestação. Faz exames: grupo sanguíneo O Rh negativo, Du negativo, Coombs indireto: 1:16. Relata febre, astenia e discreto exantema generalizado em torno da 10ª semana de gestação, que involuíram espontaneamente. Não procurou atendimento médico à época. Tereza e seu marido (35 anos) gostariam de receber a vacina contra rubéola da Campanha Nacional de Vacinação e devem ser informados que:
A
ela tem contraindicação devido à amamentação
B
ela já está imunizada, mas ele deverá receber vacina
C
ela deverá receber vacina
D
o marido está fora da faixa etária da campanha
Outras questões
Sr. João de 58 anos faz dosagem de antígeno prostático específico (PSA) e tem elevação progressiva na dosagem do antígeno. Procura o urologista que faz uma biópsia que foi positiva para câncer. Com relação ao câncer de próstata nesta situação podemos afirmar EXCETO:
Ricardo de 25 anos sofreu ferimento por arma branca na zona II da região cervical. Ao exame apresentava disfonia, enfisema subcutâneo e sangramento importante. Qual a conduta preconizada?
Ana Maria de 25 anos procura cirurgião com o resultado do anatomopatológico (AP) de uma lesão pigmentada da mão direita, retirada por biópsia excisional em outro serviço. O AP evidencia lesão pigmentada de 2,0 x 1,0 cm com melanoma maligno invadindo a derme papilar com Breslow de 0,75 cm e Clarck IV com margens de 1 cm livre. Qual deve ser a conduta?
A clássica tríade de Virchow, relacionada à etiopatogenia do tromboembolismo venoso consta dos seguintes fatores: