Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Tereza, 19 anos, primigesta, inicia pré-natal na 25ª semana de gestação. Faz exames: grupo sanguíneo O Rh negativo, Du negativo, Coombs indireto: 1:16. Relata febre, astenia e discreto exantema generalizado em torno da 10ª semana de gestação, que involuíram espontaneamente. Não procurou atendimento médico à época. Newton apresenta icterícia com 6 horas de vida. Bilirrubinas totais 23 mg/dL e indireta 22,3 mg/dL. Uma hora depois, realiza-se exsanguineotransfusão total através de cateterismo venoso umbilical. Este procedimento é realizado para evitar:

A
hidropsia por hipoalbuminemia resultante de proteinúria
B
esteatose e colestase tardias
C
sensibilização do recém-nato
D
anemia grave e neurotoxidade da hiperbilirrubinemia
Com relação às dermatoviroses, assinale a alternativa INCORRETA.
Ao conversar com seus pais, um adolescente de quinze anos informa que já usou crack várias vezes nas últimas semanas, sempre com amigos da vizinhança. Considerando esse caso, assinale a afirmativa INCORRETA:
A fadiga vocal e a perda do timbre da voz após uma tireoidectomia levam à suspeição de:
Homem, 18 anos, andando de bicicleta e segurando-se na traseira de caminhão, é jogado a 8 m de distância. Ao chegar à Emergência, apresenta respiração ruidosa e sangramento oral por múltiplas lesões faciais. Sua coluna cervical é então estabilizada, mas a colocação de máscara facial com reservatório a 10 L/min de oxigênio não proporciona melhora clínica. Devido ao sangramento e ao trauma facial não é possível a intubação orotraqueal. O paciente, que estava letárgico, faz apneia. O melhor procedimento para garantir a perviedade das vias aéreas é:
Compartilhar