Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Ortopedia

Ortopedia

Thiago, de 23 anos, vítima de atropelamento chega ao Pronto-Socorro verbalizando e queixando muita dor na perna e abdome. Está dicretamente taquipneico, com murmúrio vesicular audível em ambos os pulmões e com frequência respiratória 26 irpm. Está taquicárdico com 120 bpm de frequência cardíaca e com pressão arterial de 90x60. Após infusão de 2000ml de cristaloide não se observou uma boa resposta cardiovascular. Escala de coma de Glasgow de 15, com todos os reflexos presentes. Existe dor a mobilização do quadril e há fratura fechada de fêmur direito. Como o serviço não dispõe de ultrassonografia na sala de atendimento, opta-se por realizar um lavado peritoneal pela técnica aberta, que foi positivo para sangue. O cirurgião chefe decide então encaminhá-lo à sala cirúrgica. O achado cirúrgico foi pequena quantidade de sangue na cavidade peritoneal e grande hematoma na zona III. Qual deve ser a conduta?

A
Fechar abdome e providenciar a fixação da bacia.
B
Abordar cirurgicamente o hematoma para clampear o vaso sangrante.
C
Fazer manobra de Catel para identificar sangramento.
D
Manobra de Mattox para detectar a origem do sangramento.
Qual o tumor primário mais comum do Sistema Nervoso Central?
Em relação ao uso de álcool analise as afirmativas a seguir: I- O diagnóstico de alcoolismo se baseia na quantidade e frequência do consumo de álcool. II- Abuso de álcool é definido como problemas repetitivos com álcool em qualquer uma das quatro áreas de vida - social, interpessoal, legal e ocupacional - ou uso repetido em situações perigosas. III- Após a identificação de alcoolismo, o diagnóstico deve ser informado ao paciente como parte da intervenção. Está correto o que se afirma em:
Assinale o marcador sorológico da cirrose biliar primária:
Das malformações cervicais apresentadas a seguir, assinale a alternativa contendo aquela que mantém relações com a intimidade do osso hioide.
Compartilhar